A escolha de Belém como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30) colocou a Amazônia e o Estado do Pará no centro do debate climático global.
Mas a proximidade do evento, que será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, reforça não apenas a relevância da região nos debates ambientais, como também impulsiona uma série de mudanças estruturantes na capital paraense.
Embora voltadas inicialmente para a realização da COP30, as intervenções têm potencial para gerar efeitos permanentes na cidade. A expectativa é que os investimentos em infraestrutura contribuam para enfrentar desafios históricos de Belém.
Em fase de conclusão,as obras que seguem em andamento incluem melhorias em áreas como mobilidade urbana, conectividade, saneamento básico e modernização de equipamentos públicos. Também estão previstas ações voltadas à sinalização turística e à implementação de tecnologias para atender à demanda do evento e facilitar o acolhimento dos visitantes.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade será um dos equipamentos âncora da COP30. Erguido na área do antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro da Sacramenta, o equipamento cultural irá abrigar tanto a Blue Zone – área formal de negociações da conferência -, quanto a Green Zone. E os preparativos para isso seguem avançados.
Ainda em junho, a área de lazer do parque foi aberta ao público que pode aproveitar a estrutura que reúne 14 ambientes voltados à prática de esporte e recreação distribuídas em um espaço aberto que ainda conta com 500 árvores plantadas, 190 mil espécies ornamentais e gramados cobrindo 83 mil metros quadrados.
Sem interferir na visitação do público, em outro ponto do espaço as ações de montagem da estrutura que atenderá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) seguem em andamento. No caso da Blue Zone, a área que está sendo montada compreende um total de 250 mil metros quadrados.
Desde o Hangar até o Pavilhão Gastronômico, serão montadas estruturas temporárias para abrigar plenárias, salas de imprensa e os pavilhões dos países. Cerca de 40 mil metros quadrados de tendas serão montadas até o final deste mês de agosto, segundo estimativa da Secretaria Extraordinária para a COP30 do governo federal.
Parques lineares
Com obras já em fase de finalização, as avenidas Visconde de Souza Franco e Almirante Tamandaré recebem uma nova configuração, passando a apresentar características de parques lineares, estruturas urbanas que se configuram como áreas multifuncionais, apresentando não apenas funções sanitárias, mas também sociais.
Na Nova Doca, as obras já estão 92% concluídas e, neste mês de agosto, a população já consegue visualizar parte da nova estrutura da avenida. O Governo do Pará retirou os tapumes do trecho entre as ruas Cônego Jerônimo Pimentel/ Manoel Barata e Bernal do Couto/Ó de Almeida. A quadra conta com conta com ciclovia, quiosque com área de contemplação e espaço de convivência com bancos.
No todo, o projeto abrange 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização, ciclovia e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré e prevenção de inundações.
Além desses equipamentos, a intervenção também prevê o plantio de 180 árvores ao longo das oito quadras que compõem a avenida. No que se refere à água do canal, será implantado um sistema de tratamento de efluentes conhecido como ‘jardins filtrantes’, ou wetlands, onde plantas fazem o papel de filtrar as impurezas do canal.
Já as obras da Nova Tamandaré se estenderão pelos cerca de 1,4 quilômetros de extensão do canal, promovendo também 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, instalação de quatro passarelas e construção de uma subestação com cinco comportas, para controlar o fluxo das marés no canal. Até este mês de agosto, as obras já alcançaram 87% de conclusão.
Há, ainda, a projeção de construção de espaços de convivência, incluindo oito quiosques, jardins de chuva, áreas contemplativas, espaço para eventos, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre, urbanização da Praça Onze de Junho. O projeto também prevê o plantio de árvores; área de passeio público para dentro do canal, por meio de uma passarela em balanço, e jardins nos passeios.
Ainda dentro das obras de preparação da cidade para a COP30, já foram entregues os canais da Timbó, Cipriano Santos, Vileta, Leal Moreira. Seguem em andamento as intervenções nos canais da Gentil e da Marambaia, com 85% das obras já concluídas.
Porto Futuro II
Outra obra que segue em andamento é a reestruturação da área portuária de Belém para a implantação do Porto Futuro II, espaço que, de acordo com o anunciado pelo Governo do Estado, será destinado às atividades econômicas relacionadas ao turismo, cultura, lazer e gastronomia.
No total, o espaço total previsto é de 72.063,02 m² que serão voltados para a economia criativa, cultura alimentar; uma praça central, com área infantil, apoio turístico, segurança e área técnica; além de estacionamento com 200 vagas para carros e bicicletário.
O local também deverá abrigar o Museu das Amazônias, espaço voltado à valorização do patrimônio imaterial da região; o Parque de Bioeconomia e Inovação, com incentivo à economia local e amazônica; e Caixa Cultural, um equipamento com programação artística de excelência.
Leitos hoteleiros
Frente ao desafio de hospedar os cerca de 50 mil visitantes que se deslocarão a Belém em decorrência da COP 30, parcerias celebradas entre o Governo do Estado e a iniciativa privada deverão garantir novos leitos de hotéis em Belém.
Além da reforma de estruturas já existentes e a construção de novos empreendimentos, as intervenções também incluem a construção da Vila COP30. De acordo com o Governo do Estado, o complexo modular de hospedagem está com 57% das obras concluídas. A estrutura contará com 405 quartos e, após a realização da COP, deverá funcionar como centro administrativo do Governo estadual.
Mobilidade urbana
Entre as obras de mobilidade urbana em andamento na cidade, o BRT Metropolitano já atingiu, em agosto deste ano, 85% de execução. O projeto prevê a modernização e a eficiência da mobilidade urbana ao longo da BR-316 até o município de Marituba, contemplando a implantação de cinco viadutos.
Outras obras de mobilidade em andamento incluem a ampliação da Rua da Marinha, a construção da segunda ponte de acesso ao Distrito de Outeiro, três viadutos já entregues (BR-316 com PA-485, BR-316 com Avenida Independência, e Mário Covas com Avenida 3 Corações) e o viaduto da Mário Covas com Independência, cujas obras já estão 80% executadas.
Confira no mapa interativo onde ficam algumas das principais obras de preparação da cidade para a COP30.
Fonte: Com informações de Agência Pará.