Belém já vive a contagem regressiva para o Círio de Nazaré, que neste ano será realizado em 12 de outubro. A partir da próxima segunda-feira, 25 de agosto, ocorre o Dia do Mandato, com missas ao longo do dia abençoando as imagens que participam das novenas entre o fim de agosto e setembro. A expectativa pelo reencontro da Nazinha com os fiéis já toma conta dos devotos.
“Desde criança sou devota, nem me lembro quando comecei, e Nossa Senhora representa tudo na minha vida”, afirma a aposentada Amélia Diniz, 73. “Há uns três anos passei a ter um problema de artrose. O meu médico me proibiu de caminhar, então não acompanho mais as procissões. Vejo pela televisão e, depois que passa o movimento, venho aqui falar com Nossa Senhora”, completa.
A prima dela, Socorro Pessoa, 59, é maranhense de Pinheiro e faz questão de participar do Círio todos os anos. “A gente acabou pegando uma devoção forte. Isso é bonito de se ver: a devoção do povo paraense e também de quem vem de fora, que acaba se acostumando com Nossa Senhora. É assim todo ano. É uma presença que faz parte da vida”, conta.
Socorro explica que a devoção por Nossa Senhora de Nazaré também é forte no Maranhão. “Já viemos várias vezes e a devoção cresceu em casa. Somos católicas, e a nossa igreja lá no Maranhão nos levou com o grupo para participar do festejo. Desde então, nunca deixamos de vir”, afirma.
A fé paraense também contagia os visitantes. “É uma energia essa igreja. É a primeira vez que venho a Belém, estava em um congresso e fiz questão de vir aqui. É uma energia muito inexplicável”, relata a juíza Ana Cláudia Brandão, 50, de Recife. “Meu sonho é poder voltar a Belém no Círio”, deseja.
Início das programações
Como parte das ações preparatórias para o Círio de Nazaré 2025, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) promove no sábado, 23, a tradicional recitação das Mil Ave-Marias, na Capela do Colégio Gentil Bittencourt. A oração começa às 8h, com missa presidida pelo padre Assis, reitor da Basílica Santuário, e segue até 14h30, reunindo cerca de 200 fiéis, comunidades católicas e integrantes da Guarda de Nazaré. Criada em 2015, a prática já se consolidou como tradição no calendário espiritual da festividade.
No domingo, 24, acontece a Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação, na sede campestre da Assembleia Paraense, reunindo cerca de 2 mil pessoas que irão coordenar as peregrinações em lares e empresas. A programação inclui orientações sobre o Livro das Peregrinações e missa presidida por Dom Júlio Akamine.
Já na segunda-feira, 25, o Dia do Mandato marca oficialmente o início das peregrinações, com missas na Basílica Santuário às 7h, 9h, 12h e 18h, quando as imagens da Virgem de Nazaré são enviadas às comunidades.