Ao longo do encontro, dez artistas nortistas foram convidados a participar de um processo de criação, inspirado pelas falas e apresentações do TEDxAmazônia Countdown, iniciativa global do TED dedicada a acelerar soluções para a crise climática. Como resultado, cada artista desenvolveu uma ilustração inédita, em busca de imaginar futuros possíveis diante da crise climática.
A exposição na Galeria Azimute reunirá, pela primeira vez, essas obras, que dialogam com a potência cultural da região amazônica e a força da arte como ferramenta de sensibilização. O público poderá conhecer diferentes olhares e estéticas que, em conjunto, ecoam uma mensagem de engajamento e esperança em relação ao futuro do planeta.
Sob a curadoria de Jade Jares, a exposição reafirma o papel da Galeria Azimute não apenas como espaço expositivo, mas também como produtora cultural comprometida com a arte urbana e contemporânea do Norte do Brasil. Com quase nove anos de atuação, a Azimute tem consolidado sua relevância no cenário cultural de Belém, com o compromisso de usar a arte como uma ferramenta de diálogo com a comunidade.
A exposição segue até o dia 21 de setembro, com entrada gratuita.
Todas as obras estão disponíveis sob licença aberta, para que ativistas, organizações sem fins lucrativos, movimentos e educadores em todo o mundo possam usá-las em seu trabalho na ação climática, saiba mais em: https://artistsforclimate.org/tedxamazonia
Curadoria: Jade Jares
Produção: Galeria Azimute
Artistas participantes:
André Hullk, Caio Alvex, Felipe Moia, Hadna Abreu, Helô Rodrigues, Moara Tupinambá, Natália Lobo, Renata Segtowick, Uritã e Zag.
Serviço
Exposição Artistas pelo Clima
Local: Galeria Azimute – Av. Magalhães Barata, 62. Vila Container. Belém – PA.
Abertura: 22 de agosto de 2025, sexta-feira às 19h
Funcionamento: de segunda a domingo de 9h às 22h.