Belém e Pará - O Madrigal João Bôsco Castro realiza nesta quinta-feira (21) um recital gratuito em homenagem ao Maestro João Bôsco da Silva Castro na Igreja de Santo Alexandre, às 19h30. Sob a regência de Eduardo Nascimento, o grupo, uma associação independente de cantores, manteve viva a memória do grande pianista e regente que dá nome ao Madrigal. O maestro faleceu em 11 de julho de 2023, deixando um legado inestimável para a cultura musical e coral de Belém do Pará.
O Madrigal, formado em 2012 por egressos do extinto Madrigal da UFPA , tem como missão manter a tradição do canto coral na cidade. Para isso, o grupo une a larga experiência de cantores veteranos a novos talentos, honrando a memória de um maestro que dedicou anos de sua vida à música coral. O maestro João Bosco da Silva Castro, que foi pianista, compositor e regente, também foi diretor de importantes instituições como o Conservatório Carlos Gomes do Pará.
O repertório do recital foi dividido em duas partes, transitando do gênero sacro para o popular. O programa inclui obras como “In Monte Oliveti” (Juozas Naujalis) e “Ave Maria” (J, Fauré) na primeira parte, e canções como “Sá Marina” (Wilson Simonal) e “Paisagem da Janela” ( Lô Borges e Beto Guedes) na segunda. O recital ainda terá a composição “Rapsódia Amazônica”, de autoria do maestro Bôsco e Márcio Guerra, música que desde os anos 80 já alertava para a preservação da Amazônia e de sua diversidade.
SERVIÇO
Dia: 21 de agosto
Hora: 19h30
Local: Igreja de Santo Alexandre (praça Frei Brandão s/n – Cidade Velha)
Livre