INIMIGO ÍNTIMO

Próximo adversário do Papão é um velho conhecido de Claudinei Oliveira

Claudinei Oliveira reencontra o Operário-PR, clube que já comandou e enfrentou três vezes neste ano, agora buscando a reação pelo Paysandu.

O técnico bicolor sabe muito bem o que terá pela frente no domingo - Foto: Jorge Luis Totti/PSC
O técnico bicolor sabe muito bem o que terá pela frente no domingo - Foto: Jorge Luis Totti/PSC

Claudinei Oliveira não dirigiu o Paysandu no jogo de ida, contra o Operário-PR, pela 4ª rodada da Série B do Brasileiro. Na ocasião, as equipes empataram, sem gols, no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. Mas o adversário bicolor do próximo domingo é bem conhecido do técnico de 55 anos, tanto por dentro como por fora.

Este ano mesmo, comandando o Londrina-PR, o treinador bicolor enfrentou por três vezes a Locomotiva, como é apelidado o time da região Sul, pelo Campeonato Paranaense. Antes, Oliveira teve uma passagem pelo comando do seu oponente do próximo domingo, às 16h, na Curuzu, pela 23ª rodada do campeonato.

Na época em que o Papão visitou o Operário, pela 4ª rodada da Segundona, a equipe bicolor tinha sob seu comando o técnico Luizinho Lopes. Só depois ele acabou dando vez à Oliveira, que comandava o Londrina na Série C.

Histórico de Claudinei Oliveira

Em três jogos que disputou contra o Operário, pelo Estadual paranaense, Oliveira conta com um retrospecto positivo. Foram duas vitórias, contra uma derrota. O primeiro confronto entre as equipes aconteceu logo no começo da temporada, no dia 29 de janeiro. O Londrina venceu, fora de casa, por 1 a 0. Em seguida, nos outros dois jogos, também pelo Paranaense, Oliveira obteve uma vitória (1 a 0) e sofreu uma derrota (2 a 1), fora e dentro de casa, respectivamente.

Oliveira teve uma passagem pelo Operário, em 2022, disputando 20 partidas, com cinco vitórias. No comando do Londrina, o treinador disputou, em duas temporadas (2024 e 2025), 43 partidas, com 19 vitórias. Do Paranaense para a Série B do Brasileiro, a equipe do Operário sofreu algumas mudanças, com a liberação de alguns jogadores e a contratação de outros profissionais. Para ter uma ideia atualizada do adversário, o comandante bicolor teve a oportunidade de assistir, na última terça-feira, o empate, por 0 a 0, entre Operário e Avaí-SC. A partida fechou a 22ª rodada da Segundona.

Preparação do Paysandu para o confronto

O treinador aproveitou a partida no estádio Germano Kruger para observar os pontos fortes e vulneráveis do time paranaense. Inclusive, ele já deve ter repassado as informações para os seus comandados. Ontem, os bicolores deram prosseguimento a programação de preparação para a partida do final de semana. O Paysandu vai buscar a sua reabilitação na Série B, visto que o time vem de duas derrotas seguidas contra o Vila Nova-GO, em casa, e Chapecoense-SC, fora de Belém. Uma vitória bicolor, dependendo de outros resultados, pode tirar o Papão da zona de rebaixamento do campeonato.