
Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, sem identificação visível, aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 21h48 da última terça-feira (19).
De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o terminal, a chegada da aeronave foi autorizada pelo Ministério da Defesa. “A GRU Airport confirma o pouso da aeronave na noite de terça-feira, com autorização do Ministério da Defesa, e informa que a operação transcorreu normalmente, sem qualquer incidente”, declarou em nota. Até o momento, o ministério não comentou o caso.
Antes de chegar a São Paulo, o avião havia feito uma parada no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, conforme informou o jornal O Globo. A Fraport, administradora do aeroporto gaúcho, ainda não se pronunciou.
Trata-se de um Boeing 757-2A, matrícula 00-9001, operado pela U.S. Air Force e conhecido pelo codinome “Gatekeeper” (“Porteiro”). A aeronave é utilizada em missões diplomáticas e já esteve presente em eventos internacionais de grande porte, como os Jogos Olímpicos, além de operações em situações de crise, como após a explosão no porto de Beirute, em 2020.