TODA REFORMADA

Nova feira do Mercado de São Brás é entregue para permissionários

Espaço conta com novas telhas termoacústicas, piso de alta resistência, com boxes com ladrilhos hidráulicos e granito.

Belém, Pará, Brasil, CIDADES. Entrega da Feira que fica no complexo do Mercado de São Brás.  13-08-2025 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Belém, Pará, Brasil, CIDADES. Entrega da Feira que fica no complexo do Mercado de São Brás. 13-08-2025 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Nesta terça-feira (19), a prefeitura de Belém entregou a nova feira do Mercado de São Brás. A nova feira tem 195 equipamentos de venda completamente reformados, entre espaço de refeições populares, de lanches e setores diversos, como confecção e vestuário, produtos naturais e assistência técnica. A obra de requalificação teve investimento total de mais de R$150 milhões, uma parceria entre Governo Federal, através da Itaipu Binacional; Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém.

O novo equipamento público conta com novas telhas termoacústicas, piso Korodur de alta resistência, com boxes com ladrilhos hidráulicos, granitos nas partes de lanche e gastronomia, feitos de material metálico e de fácil manutenção. Foram entregues três banheiros públicos, masculino, feminino e PCD, localizados na área das refeições; e mais de dois banheiros na área da Grande Feira (masculino e feminino). Também foi entregue um espaço de convivência em frente à Praça de Alimentação. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a importância da entrega de um espaço digno para os trabalhadores do mercado. “O novo Mercado de São Brás é uma obra muito importante, parceria do Governo Federal, a Prefeitura de Belém e o governo do Estado. Obra iniciada na gestão do prefeito Edmilson e que agora o prefeito Igor pode entregar a segunda etapa, que, certamente, traz para Belém um equipamento público extraordinário. Não só pela beleza, mas também pela oportunidade de trabalhadores e trabalhadoras poderem estar num lugar digno, de qualidade, que poderão ofertar os seus produtos e, claro, o público podendo vir aqui e usufruir desse espaço, que conjuga o resgate da arquitetura e da memória de Belém com todas as suas raízes coloniais. Certamente um dos prédios mais lindos do Brasil”, disse. 

Na ocasião, a vice-governadora Hana Ghassan afirmou que o espaço será um novo ponto turístico para Belém. “A gente fica muito feliz de estar entregando um espaço lindo para a nossa cidade, um espaço produtivo, que vai contribuir para o turismo e vai contribuir também para o nosso cotidiano, para o dia a dia das pessoas que moram aqui, para ter um espaço mais adequado, com mais higiene, para a gente poder vender o que a gente tem de bom no nosso estado e na nossa capital. Queria pedir para que cada um possa cuidar desses fatos com muito carinho, porque é de cada um e é da cidade também”, destacou. 

O prefeito de Belém, Igor Normando, frisou que o processo de requalificação completa do Mercado de São Brás contou com a relocação de todos os permissionários da antiga feira. Sendo assim, todos os feirantes estão tendo acesso a um espaço novo e adequado ao exercício da atividade informal. 

“Todo mundo está com o seu espaço requalificado, bonito, do jeito que eles merecem e tanto lutaram para ter. Hoje, pra gente, é um motivo de muito orgulho. Prefeitura de Belém, Governo do Estado, Governo Federal, todos irmanados numa só voz e num momento fantástico na nossa cidade. A COP vai deixar um legado incrível e esse é um grande legado dela: recuperar o patrimônio histórico da cidade e devolver para a população e para aqueles que tanto construíram a história desse mercado”, afirmou. 

Requalificação do Mercado de São Brás

PERMISSIONÁRIOS

A costureira Vera Dias, de 60 anos, é uma das permissionárias do novo Mercado de São Brás. Há seis anos trabalhando com confecção de peças de vestuário na feira, ela relatou que, antes da reforma, o local era precário e insalubre para o ofício, principalmente pela falta de limpeza e segurança, resultando em vários episódios de furto de mercadorias e afastamento dos clientes assíduos. 

Com um espaço novo, maior do que o anterior, ela espera pelo impulsionamento das vendas para um novo público visitante. “Esse novo espaço é bem maior do que a nossa antiga barraca, que era metade disso aqui. Além disso, é mais ventilado, tem mais fluxo de pessoas, que vão poder entrar e sair sem problema nenhum. A gente espera que seja uma coisa boa para nossas vendas. Acho que vamos ter uma boa visibilidade, já tem gente entrando para conhecer, melhorou 100% para a gente”, afirmou. 

Há 25 anos, Rosilda Martins trabalha como vendedora de lanches no Mercado de São Brás. Agora, com a reforma do equipamento, ela recebeu expositor de bebidas, cooktop, estufa para salgados e gás encanado, o que avalia ser a oportunidade para vender mais, gerando mais renda para a família. 

“Está tudo bonito, revitalizado do jeito que a gente queria. Está muito bom mesmo, bem diferente do que era antes. Ganhamos muita coisa nova, esse freezer, estufa e um fogão. Com certeza vai melhorar a qualidade do meu trabalho. O prefeito disse que a gente tem que melhorar, então a gente vai trabalhar para isso, diferenciar os salgados, os lanches, e torcer para o público vir nos visitar”, relatou.