
A 22ª rodada da Série B do Brasileiro teve, ontem, dois jogos – Volta Redonda-RJ x CRB-AL e Athletic-MG x Criciúma-SC. Hoje, a partida – Operário-PR e Avaí-SC conclui a rodada. Independente dos resultados das partidas, o Paysandu continua na vice-lanterna do campeonato, na 19ª colocação, com 21 pontos. É a mesma pontuação do último colocado, o Amazonas-AM, que perde para o Papão no saldo de gols, 2º critério de desempate (– 8 a – 6). Mas a partida do Operário, hoje, causa interesse. Afinal, trata-se do próximo adversário do time paraense, na 23ª rodada, domingo, às 16h, na Curuzu.
A equipe paranaense é a 14ª colocada, com 26 pontos. Próxima rodada à parte, o Papão completou, no final de semana, com a derrota, por 2 a 0, diante da Chapecoense-SC, 19 rodadas das 22 disputadas, na zona de rebaixamento à Série C de 2026. Em apenas três oportunidades o Paysandu esteve fora do último compartimento da classificação da Segundona. Foram na 2ª, 18ª e 19ª rodadas do campeonato. A situação preocupa o torcedor bicolor com toda a razão. Afinal, faltam apenas 16 rodadas para o final do campeonato e o time não esboça reação.
Probabilidades
O Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta o Paysandu com 59,2% de possibilidades de queda para a Terceirona. Para ter 100% de garantia de permanência na Segundona no ano que vem, o Papão tem de conquistar, no mínimo, 39 dos 48 pontos que ainda tem a disputar na competição, de acordo com o site Chance de Gol. Faturando os 39 pontos, o Papão chegaria a 60 pontos. Com 45 pontos, ou seja, mais 24 pontos a serem conquistados, o que é bem mais realista, o site assegura a permanência com uma margem de segurança entre 90% e 95%. Mas, as perspectivas não são nada positivas para a equipe bicolor, que chegou a ficar nove jogos invicto, voltando, agora, a perder dois jogos seguidos, dentro e fora de casa.