A presença das mulheres no setor industrial brasileiro vem crescendo de forma consistente, embora ainda existam barreiras a serem superadas. Esse avanço está ligado tanto ao aumento do acesso à formação técnica e superior quanto a políticas de incentivo adotadas por empresas, que têm aberto espaço em áreas tradicionalmente masculinas.
Levantamento do Observatório Nacional da Indústria, da CNI, mostra que a participação feminina em cargos de liderança passou de 24% em 2008 para 31,8% em 2021. O crescimento na indústria foi o mais significativo entre todos os setores: 32,5% de aumento, contra 9,8% nos demais ramos da economia. O estudo também aponta que seis em cada dez indústrias já adotam ações voltadas para igualdade de gênero — em sua maioria em vigor há mais de cinco anos.
Evento “Agora é que são ELAS na Indústria”
Nesse cenário, o SENAI Pará promove nesta quarta-feira (20) o evento “Agora é que são ELAS na Indústria”, em Belém. A programação será realizada a partir das 14h, no Teatro do SESI, e reunirá estudantes, empresárias, lideranças e especialistas para debater o papel das mulheres no setor produtivo, além de discutir oportunidades em um mercado cada vez mais tecnológico.
Palestras e Apresentações
O encontro terá duas palestras centrais. A primeira, “A Atuação da Mulher na Indústria: Protagonismo Feminino e Inovação no Setor Produtivo”, contará com Marcella Novaes, vice-presidente executiva da FIEPA, e Priscilla Vieira, empresária do setor têxtil e diretora da entidade. A mediação será feita por Amanda Thicyane, coordenadora do SENAI Getúlio Vargas.
Na sequência, a publicitária e influenciadora paraense Dina Carmona, fundadora do movimento Mulheres Fortes do Norte e curadora do projeto Filhas da Amazônia, apresentará a palestra “O que se espera da profissional mulher no mercado de trabalho”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do SENAI Pará (www.senaipa.org.br). As vagas são limitadas.