NEGÓCIOS

O Círio está chegando e as encomendas aumentando

Com a proximidade da festa religiosa, quem trabalha com a produção de arte sacra se prepara para uma demanda maior em meio ao aumento do potencial turístico e da COP. O segredo é o amor e a criatividade

 Peças são feitas por encomendas Fotos: Irene Almeida
Peças são feitas por encomendas Fotos: Irene Almeida

Faltando pouco mais de dois meses para o Círio de Nazaré, os empreendedores de arte sacra já vivem um ritmo acelerado de produção. Nos ateliês e oficinas, os materiais dão vida a objetos de fé e espiritualidade enquanto as imagens de Nossa Senhora ganham forma em diferentes tamanhos, estilos e técnicas. Com expectativa de receber milhares de romeiros e turistas durante a festividade, os artesãos se preparam para um dos períodos mais importantes do ano, que deve ter alta demanda impulsionada pela realização da Conferência das Partes Sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

Após 35 anos trabalhando como bancária, Cintia Tenório, 59 anos, resolveu se reinventar através do artesanato. Foi em 2021, já aposentada, que ela deu chance a uma atividade que exercia informalmente, presenteando familiares e conhecidos: a confecção de peças decorativas e customização de imagens religiosas. Através de cursos e capacitações online, a empreendedora deu os primeiros passos rumo a uma área até então pouco conhecida, reunindo fé, amor, espiritualidade e um toque de delicadeza no “Cintia Maria Atelier”.

Gesso, juta, manta cascalho, tintas, pérolas, guipir e flores de linho são alguns dos materiais utilizados nas imagens sacras de 5 a 40 centímetros. Em diversas técnicas, as peças religiosas podem ganhar uma pintura clássica, barroca, de ouro velho ou porcelana, em um processo delicado de preparação, que dura, em média, três dias, incluindo as etapas de selagem, pintura, customização e envernização.

Com alta demanda para o Círio, Cintia conta que vem se preparando desde janeiro para a procura durante toda a festa mariana. Com capacidade de produção média de vinte peças por semana, vender mais de 300 imagens neste período, principalmente nos tamanhos menores, para presente. Com a agenda aberta para encomendas, ela diz que tem contato com uma pessoa para lidar com a parte organizacional dos materiais e tarefas a serem feitas.

“Estou me reinventando, me capacitando porque este ano é ímpar por causa da COP-30 e cedo vamos ter muita gente na cidade. Já estou me preparando para atender muitos clientes que são turistas, que viajam e preferem imagens menores para dar de lembrança. Também estou na expectativa de trabalhar na feira do artesanato do Sebrae. Ano passado foi a primeira vez que participei e o movimento foi muito em todos os dias, precisei até trabalhar de madrugada para dar conta da demanda. Este ano vou estar ainda mais preparada. Já tenho um fornecedor aqui em Belém que também já está preparado com muitas imagens no depósito e já chamei uma pessoa para me ajudar na organização”, disse a empreendedora.

Arte sacra

Terços, imagens sacras, escapulários e bijuterias são alguns dos artesanatos produzidos no “Yleus Ateliê”. Idealizado há quatro anos, por Suely Rodrigues, o trabalho ganhou espaço na vida da empreendedora após diversas tentativas no ramo do artesanato. Mas foi na arte sacra, no final de 2021, que a artesã “se encontrou” devido aos elogios de amigos, parentes e conhecidos, os primeiros presenteados com peças autênticas.

Meia pérolas, tecidos, chita, strass, fitinhas, guipir, caroços de açaí e flor do campo são alguns dos insumos utilizados na customização das imagens sacras. Em um longo processo de produção, que pode levar de 15 minutos a sete dias, a depender da técnica utilizada, a peça passa pela preparação, pintura, secagem e envernização, etapas que garantem a qualidade do produto. No geral, durante o período pré e pós-Círio, as imagens religiosas e os terços são os produtos mais procurados pelos clientes.

Com criações que fazem sucesso entre o público, como a imagem de Nossa Senhora com o manto customizado com fotos ou com sementes de café, este ano a artesã aposta em quase o dobro da demanda da festividade anterior. Em termos de comparação, em 2024, foram vendidas, desde setembro, mais de 300 unidades da imagem da santa com o manto de café, no tamanho de 7 centímetros, ideal para presentear como lembrancinha. Foram mais de 150 terços vendidos no mesmo período, além de outros modelos de produtos e pedidos por encomendas. Para acompanhar a alta demanda da data, Suely está se preparando desde o Círio de 2024, tendo prontas, atualmente, 200 imagens de Nazaré para atender aos futuros pedidos.

“Eu tenho falado com o meu fornecedor para que ele me traga um número de imagens por semana para eu customizar. Ano passado, produzi bastante e sobrou algumas imagens. Então, eu guardei já pensando nesse ano e também pretendo investir em modelos novos. Eu também participei de um projeto “Energia Feminina” da Equatorial com o CIEDS, e fui aprovada. Resolvi investir todo esse dinheiro em material, desde as peças até as pedrarias, os caroços de açaí, já pensando no Círio. Este ano tem a demanda da COP, então imagino que vá vender 500 imagens só das pequenas”, revelou .

Oportunidades e expectativas de mercado

Em outubro, às vésperas da realização da COP-30, em Belém, a expectativa é de alta procura por artigos religiosos que remetem ao Círio de Nazaré. De acordo com o gerente da Agência Metropolitana do Sebrae, Igo Silva, a perspectiva é de uma movimentação econômica diferente na segunda metade de setembro, devido ao fluxo intenso de pessoas na cidade durante a festa de Nossa Senhora de Nazaré.

“O Círio de Nazaré é uma festa religiosa que impacta muito positivamente na economia do Pará, em especial na de Belém. O período cria um ambiente favorável para quem quer empreender ou já empreende, pela crescente demanda por produtos e serviços, gerada pela quantidade de pessoas que vêm para cá. Mas, para que o empreendedor possa aproveitar essas oportunidades, é importante que ele faça um bom planejamento, estude o mercado, as necessidades, o perfil do consumidor, o que ele quer, se preparar com estoque, inovar nas formas de entrega, investir em estratégias de divulgação e promoções para impulsionar as vendas”, pontuou o porta-voz.

Para que o empreendedor esteja preparado para aproveitar as oportunidades, o Sebrae oferece apoio para que os pequenos negócios se aprimorem. “Desde a orientação individualizada, que pode ser realizada tanto no ambiente virtual como no presencial. Os empreendedores podem acessar o site do Sebrae, acessar a loja e aproveitar os cursos gratuitos e online que o Sebrae tem. Além disso, o empreendedor pode se comunicar conosco através dos nossos canais digitais, pela central de relacionamento e, principalmente, pelas agências de atendimento espalhadas em todo o estado do Pará. Em Belém, temos a nossa agência de atendimento na Municipalidade, onde temos a oportunidade de dar um tratamento e orientação individualizada para que cada segmento, cada empreendedor tenha um planejamento individualizado e possa se preparar para aproveitar essas oportunidades”, disse o gerente Igo Silva.

Durante o período do Círio, o Sebrae organiza algumas oportunidades de mercado, como feiras e exposições de produtos, ocasião em que os empreendedores podem se conectar, ampliando a possibilidade de venda e os canais de comercialização dos produtos. “Aquele empreendedor que se prepara, ele tem oportunidades tanto na véspera da festa, no pré-Círio, quanto durante o Círio e, principalmente, no pós-Círio, pois ele está se conectando com muitas pessoas, muitos turistas e se ele conseguir montar alguma estratégia, uma carreira de longo prazo, no pós-Círio, muitas pessoas são procuradas pelos turistas para também poder fazer a oferta de produtos e serviços”, alerta o porta-voz do Sebrae.

Contatos

CINTIA MARIA ATELIER

Instagram: @cintiamariatelier

Contato: (91) 99986-5647

YLEUS CRIAÇÕES

Instagram: @yleuscriacoes

Contato: (91) 98256-4590

SERVIÇO:

Para solicitar apoio do Sebrae

Endereço: Rua Municipalidade, 1461 – Umarizal

Central de Relacionamento: 0800 570 0800