CONTAGEM REGRESSIVA

Presidente da COP30 reafirma que Belém estará pronta

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, voltou a defender nesta sexta-feira que Belém estará pronta para a conferência daqui a três meses

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, voltou a defender nesta sexta-feira que Belém estará pronta para a conferência daqui a três meses
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, voltou a defender nesta sexta-feira que Belém estará pronta para a conferência daqui a três meses. Foto: Rafael Medelima / COP30

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, voltou a defender nesta sexta-feira que Belém estará pronta para a conferência daqui a três meses e minimizou os desafios enfrentados pela capital paraense na organização do encontro. O embaixador defendeu que nenhuma cidade do mundo é planejada para um evento desse porte, que recebe cerca de 50 mil pessoas e centenas de chefes de Estado.

Corrêa do Lago destacou que até Paris precisou fazer obras especiais quando sediou a COP21, em 2015:

– Posso garantir que as preocupações estão sendo resolvidas e que vai ter quarto em preços mais razoáveis. Nenhuma cidade do mundo é planejada para receber naturalmente uma COP. Paris teve que fazer medidas especiais, todas as sedes tiveram que fazer medidas especiais.

Nas últimas semanas, as dificuldades de hospedagem de Belém, devido aos preços inflacionados, desencadearam uma crise internacional. Diferentes países vêm pressionando por soluções e consideram reduzir suas delegações. Por isso, chegou a ser aventada a transferência da sede, mas o governo brasileiro mantém sua decisão pela cidade.

O presidente da COP30 esteve nesta sexta-feira ao lado de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e fundador do Climate Reality Project, ONG de ação climática que realiza seu 60º treinamento para novas lideranças climáticas no Rio. André Corrêa do Lago foi um dos convidados especiais da programação.

A meta para redução de uso de combustíveis fósseis foi um dos principais temas perguntados por Al Gore no painel com os dois. Corrêa do Lago explicou que a transição energética é um dos principais pilares da COP30 e que a agenda depende da mobilização de toda a sociedade.

Texto de: Lucas Altino