Após dois dias dedicados às produções estudantis — com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, na quarta-feira (13), e a Mostra Educavídeo, na quinta-feira (14) —, o 53º Festival de Cinema de Gramado celebra hoje, 15 de agosto, sua abertura oficial no Palácio dos Festivais. A programação, iniciada pela manhã, tem a sua aguardada sessão de gala na noite desta sexta, que inclui homenagem a Rodrigo Santoro e exibição do filme “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, fora de competição.
Depois da Sessão Infantil, com a première mundial da série “Comer, Beber e Aprender”, no final da tarde o Palácio dos Festivais passou a receber o público e convidados para a cerimônia de abertura, com presença de autoridades e a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Rodrigo Santoro recebeu o Troféu Kikito de Cristal, em reconhecimento à trajetória de destaque do ator no cinema brasileiro e internacional. Ele também deixou suas mãos eternidadas na Calçada da Fama de Gramado.
Rodrigo Santoro
A roteirista, professora, crítica de cinema e jornalista Lorenna Montenegro acompanha o festival, em cobertura especial para o DIÁRIO, e registrou trechos do discurso de agradecimento do ator, neste momento em Gramado:
Em agosto, Santoro completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira, marcada por trabalhos memoráveis em produções como ‘Bicho de Sete Cabeças’, ‘Abril Despedaçado’, ‘300’, ‘Simplesmente Amor’ e ‘Che’, além das séries ‘Lost’ e ‘Westworld’. O homenageado construiu uma trajetória que transita com naturalidade entre Hollywood e o Brasil, levando o cinema nacional a novas plateias e se firmando como um dos intérpretes mais versáteis de sua geração.
Exibição de ‘O Último Azul’
A homenagem será seguida pela exibição de ‘O Último Azul’, longa dirigido por Gabriel Mascaro e estrelado por Denise Weinberg, Adanilo e Miriam Socarrás, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, e do Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara. (Lorenna Montenegro, em colaboração para o Diário)