FIQUE ATENTO

Como identificar se seu pet está com dor e quando buscar ajuda

Por instinto de sobrevivência, muitos pets escondem sintomas de dor. Por isso, é essencial que o tutor esteja atento

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Por instinto de sobrevivência, muitos pets escondem sintomas de dor, dificultando o diagnóstico precoce. Foto: Divulgação
Por instinto de sobrevivência, muitos pets escondem sintomas de dor, dificultando o diagnóstico precoce. Foto: Divulgação

“Meu pet está com dor?” Essa é uma dúvida comum entre tutores preocupados com o bem-estar de seus animais de estimação. Ao contrário dos humanos, cães e gatos não conseguem expressar verbalmente o que sentem — e, muitas vezes, os sinais não são tão evidentes quanto um choro ou grito.

Por instinto de sobrevivência, muitos pets escondem sintomas de dor, dificultando o diagnóstico precoce. Por isso, é essencial que o tutor esteja atento às mudanças sutis no comportamento do animal.

Conheça o comportamento do seu pet

O primeiro passo para identificar se há algo errado é observar o dia a dia do pet. Mudanças no apetite, no humor ou na postura podem indicar desconforto físico. Segundo Alexandre Rossi, o Dr. Pet, “pequenas alterações na forma de agir podem ser sinais de dor”.

Comportamentos que indicam dor em cães e gatos

Cada animal é único, mas alguns comportamentos são comuns em pets com dor. Fique atento se seu cão ou gato:

– Evita usar alguma parte do corpo  
– Demonstra resistência para se movimentar  
– Recusa comandos habituais  
– Apresenta falta de apetite  
– Se isola ou se afasta de pessoas  
– Fica mais agressivo que o normal  

Sinais físicos de dor em pets

Além do comportamento, o corpo do animal também pode revelar sinais de sofrimento. Os principais indicativos físicos incluem:

– Rabo abaixado  
– Tremores  
– Gritos ou choros  
– Miados ou latidos excessivos  
– Corpo enrijecido  

Esses sintomas devem ser levados a sério, especialmente se persistirem por mais de um dia. Nesses casos, é recomendável buscar atendimento veterinário.

Atenção aos sinais que confundem

Nem todo sintoma é necessariamente dor. Um pet ansioso pode chorar, e a falta de apetite pode ser apenas saciedade. “Muitos sinais confundem. Conhecer bem o animal ajuda a diferenciar dor de outros comportamentos”, alerta Dr. Pet.

Quando levar o pet ao veterinário?

Se você suspeita que seu pet está com dor, mesmo sem certeza, o ideal é levá-lo ao veterinário. O profissional poderá realizar exames clínicos e de imagem, além de orientar sobre cuidados específicos para o seu animal.