A ginasta Rebeca Andrade não vai disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2025, que será realizado no fim de outubro, em Jacarta, na Indonésia. A decisão foi confirmada por seu treinador, Francisco Porath, em entrevista ao portal GE.
Segundo Porath, a ausência faz parte do planejamento anual da atleta, que prioriza um ano mais leve após uma sequência intensa de competições de alto nível.
“Optamos por ela não competir este ano. Dentro do planejamento da Rebeca, 2025 seria mais tranquilo. Ativa, sim, dentro do ginásio, mantendo a preparação física, fisioterapia e o cuidado com dores crônicas que ela carrega e talvez leve até o fim da carreira. É muito sacrifício. A ideia é manter um ‘destreinamento ativo’, para que ela possa também atender outras demandas fora do ginásio”, explicou o treinador.
A decisão também leva em conta o aspecto emocional. Após anos de cobrança, conquistas e visibilidade, Rebeca precisava de uma pausa mental para manter o equilíbrio.
“É também para a cabeça. Ela não vem ao ginásio obrigada. Ela vem, se diverte, treina, vê as meninas. Está com uma rotina mais leve, mas com a cabeça muito boa”, completou Porath.
Com a ausência de Rebeca e também de Jade Barbosa — que está grávida —, a responsabilidade de liderar o Brasil no Mundial de Jacarta deve recair sobre Flávia Saraiva, que já confirmou sua participação em dois aparelhos na competição.