ACOMPANHE

AO VIVO: DIÁRIO promove mesa redonda sobre transição energética rumo à COP-30

Nesta terça-feira (12), o Diário do Pará realiza a mesa redonda “COP30 – Transição Energética”, das 9h às 12h, no auditório da Unama Alcindo Cacela.

Nesta terça-feira (12), o Diário do Pará realiza a mesa redonda “COP30 – Transição Energética”, das 9h às 12h, no auditório da Unama Alcindo Cacela
Nesta terça-feira (12), o Diário do Pará realiza a mesa redonda “COP30 – Transição Energética”, das 9h às 12h, no auditório da Unama Alcindo CacelaFoto: Octavio Cardoso / Diário do Pará.

Nesta terça-feira (12), o Diário do Pará realiza a mesa redonda “COP30 – Transição Energética”, das 9h às 12h, no auditório da Unama Alcindo Cacela, no bairro do Umarizal, em Belém. O evento faz parte das ações de mobilização e discussão local rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense em 2025.

O debate contará com a participação de Rodrigo Lauria, diretor de Mudanças Climáticas e Descarbonização da Vale, e Marcos Valério, doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia e professor da Unama. A mediação será feita pela jornalista Nathália Kahwage.

Segundo Patrícia Tupinambá, gerente comercial do Diário do Pará, o objetivo da iniciativa é promover um espaço de reflexão e troca de experiências sobre os desafios e oportunidades da transição energética na Amazônia.

“Ao promover este debate localmente, o Grupo RBA aproxima a sociedade amazônica das agendas globais, fortalecendo o protagonismo regional no cenário internacional”, afirma Patrícia.

A gerente destaca ainda a importância de ampliar a conscientização sobre a urgência da mudança para uma matriz energética limpa e sustentável, alinhada às políticas públicas e investimentos que respeitem a realidade da região amazônica.

“Queremos sensibilizar a sociedade para que cada cidadão compreenda seu papel nesse processo”, completa.

A mesa redonda será transmitida ao vivo pelo YouTube do Portal DOL, ampliando o alcance do evento para todo o país.

“A comunicação é um agente estratégico de transformação. Cabe à mídia traduzir temas complexos em mensagens acessíveis, dar visibilidade a boas práticas, inspirar mudanças e mobilizar diferentes públicos”, diz Patrícia Tupinambá.

A iniciativa tem patrocínio da Vale e apoio institucional da Unama.