CONFIRA OS MAIS VOTADOS

Com mais de 6 mil votos, OAB-PA define nomes para vaga de desembargador no TJPA

Votação histórica ocorreu de forma 100% online pela primeira vez; sistema de cotas raciais influenciou composição das listas finais.

Votação histórica ocorreu de forma 100% online pela primeira vez; sistema de cotas raciais influenciou composição das listas finais
Votação histórica ocorreu de forma 100% online pela primeira vez; sistema de cotas raciais influenciou composição das listas finais

Após mais de 10 horas de eleição, mais de 6 mil advogados e advogadas de todo o Estado do Pará acabam de escolher, de maneira totalmente virtual (Sistema VotaNet, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) a lista sêxtupla do Quinto Constitucional para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Encabeçam a lista tríplice final feminina as advogadas Anete Pena de Carvalho (3.173 votos), Patrícia Bahia (3.033 votos) e a advogada Roberta Veiga (1.269 votos), eleita pela cota de representatividade racial. A lista tríplice final masculina é encabeçada pelos advogados Jarbas Vasconcelos (2.527 votos), João Paulo Ledo (2.058 votos) e Hugo Mercês (1.346 votos), este último também eleito pela cota de representatividade racial.

Caso a cota racial não fosse obrigatória quem entraria na terceira vaga feminina seria a advogada Kelly Garcia que obteve a terceira maior votação com 1.611 votos, 342 votos a mais que os recebidos pela candidata Roberta Veiga (1.269), que ficou com a terceira vaga mas que obteve o quarto lugar na votação geral.

O mesmo critério foi aplicado na lista tríplice masculina: o candidato César Ramos obteve a terceira maior votação com 1.959 votos, mas acabou ficando de fora da lista, já que a terceira vaga foi conquistada pelo candidato Hugo Mercês (1.346 votos), que obteve 613 votos a menos e que na votação principal também ficou na quarta colocação.

A votação foi iniciada às 8h10 e pontualmente encerrada pela Comissão Eleitoral no Sistema VotaNet às 18h10na sede da OAB-PA, em Belém. Foi a primeira eleição online da história da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA).

A advocacia pôde votar em até seis candidatos, sendo três homens e três mulheres, entre os 12 selecionados previamente pelo Conselho Seccional, após sabatina. Os seis mais votados formaram a lista sêxtupla que será enviada nesta terça-feira, 12, pela OAB-PA ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

Depois disso, a corte reduzirá a lista a três nomes, que serão encaminhados ao governador Helder Barbalho para escolha do próximo representante da advocacia no cargo de desembargador ou desembargadora.

Resultado final da votação (sem o critério de cotas raciais):

Resultado da Votação

Lista tríplice feminina:
Anete Pena de Carvalho – 3.173 votos (1ª)
Patrícia Bahia – com 3.033 votos (2ª)
Kelly Garcia – 1.611 votos
Roberta Veiga – 1.269 votos (3ª)
Lia Daniela Lauria – 747 votos
Danielle Ribeiro – 741 votos.

Lista tríplice masculina:
Jarbas Vasconcelos – 2.527 votos (1º)
João Paulo Ledo – 2.058 votos (2º
)
César Ramos – 1.959 votos
Hugo Mercês – 1.346 votos (3º)
Valério Saavedra – 1.142 votos
Gustavo Pinheiro da Silva – 1.086 votos