
Na madrugada deste domingo (10), uma ação integrada das forças de segurança pública do Pará resultou na apreensão de 375 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, transportadas em uma embarcação clandestina no município de Óbidos, no oeste paraense. A operação partiu da Base Fluvial Candiru, localizada na Região de Integração Baixo Amazonas.
Cinco homens — dois brasileiros e três peruanos — foram presos em flagrante. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a embarcação foi interceptada enquanto cruzava o estreito de Óbidos, no Rio Amazonas, sem iluminação, o que levantou suspeitas das equipes em ronda.
“As equipes integradas atuam na fiscalização de embarcações para coibir o transporte de cargas ilícitas e outras práticas criminosas. Graças à ação rápida dos agentes, foi possível interceptar a embarcação, apreender a droga e prender os envolvidos”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
Apreensão e Prisão em Flagrante
A apreensão foi feita por agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) e da Polícia Militar, que usaram uma lancha blindada para alcançar o grupo. Na embarcação, de 7 metros, foram encontrados 336 tabletes de entorpecentes, pesando um total de 375 kg.
Além das drogas, foram apreendidos:
- 1 lancha com motor de 15 HP
- 1 motor de 40 HP sobressalente
- 32 munições
Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a Base Candiru, onde foram feitos os primeiros procedimentos legais. Em seguida, os envolvidos foram transferidos para Santarém, onde o caso seguirá sob investigação.