NÃO TE PERDE MAIS!

Guia prático do transporte em Belém: horários, apps e principais rotas

Com a aproximação da COP-30, que será realizada em Belém em novembro de 2025, a cidade vem passando por uma série de melhorias na área da mobilidade urbana

Com a aproximação da COP-30, que será realizada em Belém em novembro de 2025, a cidade vem passando por uma série de melhorias na área da mobilidade urbana
Belém estreia Faixa Azul para motos: saiba onde e quando começa o projeto piloto Foto celso Rodrigues/ diário do Pará.

Belém e Pará - Com a aproximação da COP-30, que será realizada em Belém em novembro de 2025, a cidade vem passando por uma série de melhorias na área da mobilidade urbana. A Prefeitura tem intensificado investimentos em infraestrutura viária, renovação da frota de ônibus e iniciativas voltadas à segurança no trânsito, como a implementação da Faixa Azul para motociclistas.

A capital paraense agora oferece um sistema mais acessível, eficiente e conectado, integrando diferentes modais de transporte para facilitar a rotina de quem circula pela cidade.


🚌 Transporte público: frota renovada e integração

Belém conta atualmente com uma frota de 970 ônibus que atendem a toda a região metropolitana. Linhas regulares ligam bairros como Pedreira, Marco, Sacramenta e Guamá ao centro da cidade e a áreas estratégicas, como o Parque da Cidade, um dos principais pontos da COP-30.

Entre as principais linhas, destacam-se:

  • Linha 227 – Sacramenta-Humaitá
  • Linha 546 – Sacramenta-Nazaré
  • Linha 305 – UFPA-Icoaraci
  • Linha 441 – Ceasa-Felipe Patroni
  • Linha 442 – Ceasa-Ver-o-Peso

Para acesso ao Parque da Cidade e às grandes avenidas, como Augusto Montenegro e Almirante Barroso, circulam linhas como:

  • 305 – UFPA-Icoaraci
  • 908 – Paar-Ceasa
  • 237 – Sacramenta-Presidente Vargas
  • 882 – Icoaraci-Almirante Barroso
  • 861 – Tapanã II-Ver-o-Peso
  • 889 – Icoaraci-Centro

🚍 Integração no Terminal BRT Mangueirão

O Terminal BRT Mangueirão é ponto de integração para várias linhas, como a 663 (Bengui-Felipe Patroni) e 861 (Tapanã II-Ver-o-Peso), permitindo que o passageiro use mais de um ônibus com pagamento de apenas uma tarifa — desde que a troca ocorra dentro do terminal ou estação BRT.

Além do Mangueirão, os terminais de São Brás e Icoaraci também operam de segunda a sábado, das 6h às 23h (sem funcionamento aos domingos e feriados).


💳 Tarifas e formas de pagamento

A tarifa do transporte público em Belém é de R$ 4,60, com duas opções de pagamento:

  • Dinheiro, diretamente no ônibus ou nos terminais
  • Aplicativo Vai – Passe Fácil, disponível para Android e iOS

O app gera um QR Code para pagamento, recarregável com cartão ou boleto bancário, agilizando o embarque e dispensando o uso de dinheiro físico.


❄️ Novos ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi

Em abril de 2025, a Prefeitura de Belém entregou 300 novos ônibus, equipados com:

  • Ar-condicionado (Geladões)
  • Wi-Fi gratuito
  • Acessibilidade
  • Câmeras de segurança
  • Sistemas de monitoramento interno

Esses veículos já circulam nas principais linhas, oferecendo mais conforto e segurança para os usuários.

Além disso, a cidade mantém a gratuidade para idosos e pessoas com deficiência durante toda a semana. Aos domingos e feriados, todos os passageiros têm acesso gratuito, como forma de promover inclusão e lazer.


🛵 Faixa Azul para motociclistas

Para melhorar a segurança no trânsito e reduzir acidentes, a Faixa Azul para motocicletas foi implantada em vias movimentadas, como a Avenida Pedro Álvares Cabral. A faixa exclusiva garante mais fluidez e organização, sendo parte das ações da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).


📱 Mobilidade digital: transporte por aplicativo

Aplicativos como Uber, 99 e Moto 99 são amplamente utilizados em Belém, funcionando como alternativas práticas, principalmente em trajetos curtos, horários de pico ou áreas de difícil acesso por transporte coletivo.


🚲 Investimentos em infraestrutura urbana

Com foco na COP-30, a Prefeitura vem promovendo uma série de melhorias, com destaque para:

  • Expansão da malha cicloviária
  • Requalificação de corredores de ônibus
  • Implantação de semáforos inteligentes
  • Sinalização, tapa-buracos e asfaltamento de vias
  • Reestruturação de rotas para facilitar o acesso ao Parque da Cidade

O objetivo é tornar Belém uma cidade mais acessível, sustentável e preparada para receber eventos de grande porte e para melhorar a vida cotidiana da população.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.