Começou nesta quinta-feira (7) e vai até sábado (9) a 26ª edição da feira SuperNorte, voltada à divulgação do setor supermercadista e de seus parceiros industriais. Ao todo, 69 expositores nacionais e locais montaram estandes no evento.
Segundo a Associação Paraense de Supermercadistas (Aspas), promotora da feira, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas circulem pelo Hangar, onde ocorre a programação, movimentando um volume de negócios estimado em R$ 75 milhões.
O tema desta edição é “Negócios Sustentáveis – Tempo de Avançar com a COP 30”. A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entidades de classe, empresários e trabalhadores do setor. O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan foram homenageados pela Aspas – ao lado do engenheiro e ex-político Nelson Chaves, idealizador do Parque da Cidade – pela construção do espaço inaugurado recentemente na Sacramenta.
Ao comentar a importância do evento, Helder ressaltou o protagonismo do setor para a economia paraense. “Devemos parabenizar o setor supermercadista do nosso estado pela qualidade, pela pujança e pela representação para o varejo, o atacado e a economia paraense. Diretamente, os supermercados geram 75 mil empregos e, indiretamente, ultrapassam 300 mil. Isso demonstra o quão forte é este segmento e todos nós devemos homenagear e reconhecer”, afirmou.
O governador também destacou que o tema escolhido está alinhado às metas do Estado e agradeceu o esforço do setor privado na preservação ambiental. “O consumidor passa a ter a sintonia de que práticas sustentáveis devem pautar a atividade do varejo e do atacado. E festejo que a escolha do tema desta SuperNorte esteja conectada a este momento em que o Pará lidera a agenda da sustentabilidade no Brasil e no mundo”, completou.
O presidente da Aspas, Jorge Portugal, explicou que o foco da feira neste ano é iniciar os debates que seguirão na COP-30. “Vivemos tempos de mudanças fundamentais. É tempo de investir em novos modos de gestão, apostar em produtos e tecnologias que deixem uma pegada ecológica positiva para a Amazônia e o planeta. Por isso, adotamos o tema ‘Negócios Sustentáveis – Tempo de Avançar com a COP 30’. A SuperNorte busca conectar o setor supermercadista às discussões e oportunidades trazidas pela COP 30”, disse.
O diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, reforçou que a feira também é relevante para pequenos e médios empreendedores. “Estamos muito felizes com mais uma ativação do Sebrae em um evento como este, que integra um movimento pré-COP. Estamos trazendo a força do pequeno empreendedor para dentro desse grande universo do autosserviço”, destacou.
Entre as empresas participantes, está a Marisa Foods. O presidente da companhia, Flávio Costa, lembrou que a indústria esteve presente em todas as 26 edições. “O supermercado paraense tem sido referência na qualidade de suas lojas na região, influenciando de forma significativa o mercado. É uma feira realmente para se fazer negócios, e nossa expectativa é sempre grande e a cada ano cresce mais”, avaliou.
A SuperNorte funciona nesta sexta (8) das 18h às 23h e no sábado (9) das 17h às 22h. As inscrições podem ser feitas pelo site aspas.com.br, com passaporte no valor de R$ 150.