Uma nova armadilha digital vem circulando nas redes sociais, desta vez envolvendo a saúde de milhões de pessoas. Um anúncio no Facebook divulga um aplicativo chamado “Pressão Arterial e Açúcar”, que promete medir a glicose e a pressão arterial apenas ao posicionar o dedo na câmera do celular. A oferta tem atraído curiosos, mas a realidade é bem diferente do que se promete na propaganda.
A proposta vem embalada por uma voz artificial narrando animações coloridas que apresentam o aplicativo, desenvolvido pela suposta empresa HealthTracker Apps, está disponível no Google Play Store, mas sua função real é apenas registrar manualmente valores medidos por outros aparelhos – como os glicosímetros, que coletam uma gota de sangue, ou sensores subcutâneos que monitoram continuamente os níveis de glicose.
A ferramenta não mede glicemia e, pior, pode induzir pacientes ao erro no controle de doenças como o diabetes. O anúncio que circula nas redes, portanto, é enganoso – e já vem sendo alvo de críticas de usuários na própria loja de aplicativos, a Play Store.
Além disso, a página que divulgou o vídeo não é verificada pelo Facebook, foi criada em setembro de 2024, e está registrada na China, sem fornecer dados que permitam verificar a credibilidade da fonte.
SOBRE O ANÚNCIO
Na descrição do aplicativo na Play Store, o aplicativo promete: “Monitoramento da glicemia: fácil e prático para registrar os índices de glicemia. Em poucos cliques, você pode anotar seus dados e acompanhar suas medições ao longo do tempo”.
Anvisa e a Medição da Glicose
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que não há qualquer embasamento científico para métodos que dispensem a coleta de sangue.
Outras formas de medição também são verificadas e inibidas do mercado. No dia 4 de agosto deste ano, a Anvisa decidiu proibir o uso, a venda, a importação, a distribuição e a divulgação do “Glicowatch – Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial”. O equipamento, fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda., foi alvo da medida após a agência confirmar que ele estava sendo comercializado em plataformas de venda online.
“Esses modelos de smartwatch (relógio inteligente) ainda não tiveram a sua eficácia comprovada, por meio de estudos e investigações clínicas, para medição da glicose e controle do diabetes. Por isso, relógios inteligentes com essa função não possuem registro na Anvisa. O uso desse tipo de equipamento traz riscos às pessoas que precisam monitorar o seu nível de glicose diariamente, já que seus resultados não estão validados cientificamente”, esclareceu o órgão.
Como Medir a Glicose Corretamente
Glicosímetro: os dispositivos mais tradicionais, que exigem a coleta de uma pequena amostra de sangue através de uma picada no dedo. São portáteis e fáceis de usar.