VEJA OS APPS MAIS 'LADRÕES'

Seu pacote de dados está sumindo? YouTube pode ser o vilão

A plataforma lidera o ranking dos aplicativos que mais consomem dados, com um gasto médio de 69,4 GB por mês por usuário — mais do que o dobro do segundo colocado.

A plataforma lidera o ranking dos aplicativos que mais consomem dados, com um gasto médio de 69,4 GB por mês por usuário — mais do que o dobro do segundo colocado.
A plataforma lidera o ranking dos aplicativos que mais consomem dados, com um gasto médio de 69,4 GB por mês por usuário — mais do que o dobro do segundo colocado. Foto: Pixabay

O consumo de dados móveis tem aumentado significativamente nos últimos anos, e um novo estudo da TRG Datacenters revelou o principal responsável por esgotar os pacotes de internet dos usuários: o YouTube. A plataforma lidera o ranking dos aplicativos que mais consomem dados, com um gasto médio de 69,4 GB por mês por usuário — mais do que o dobro do segundo colocado.

A pesquisa analisou os 30 aplicativos mais populares em dispositivos Android e iOS, levando em consideração o tempo médio de uso mensal, o consumo de dados ativos (quando o app está em uso) e em segundo plano. O levantamento mostrou que os aplicativos de vídeo dominam o topo da lista.

Top 3: YouTube, Twitch e Snapchat

O Twitch aparece em segundo lugar, com consumo médio de 30 GB mensais, mesmo com usuários passando quase o mesmo tempo na plataforma (30 horas por mês) que no YouTube. A diferença está no uso de dados por hora: o YouTube chega a 2,3 GB/hora, o que o torna extremamente intensivo.

O Snapchat completa o pódio, com 27,4 GB por mês. Mesmo com menos tempo médio de uso (22,5 horas), o app se destaca pelo alto consumo de dados, possivelmente devido ao uso constante da câmera e compartilhamento de imagens em tempo real.

TikTok, Threads e outros no ranking

Na quarta e quinta posições estão o TikTok (22,8 GB) e o Threads (22,1 GB). Ambos apresentam tempo médio de uso semelhante (cerca de 22,5 horas), mas o Threads consome mais dados ativamente, apesar de ter uso em segundo plano menor que o TikTok.

Completam o top 10:

  • Netflix – 19 GB
  • Instagram – 18,7 GB
  • Facebook – 17,8 GB
  • Telegram – 12,6 GB
  • Pinterest – 10,2 GB

Esses dados são especialmente relevantes no contexto brasileiro, onde muitos usuários enfrentam planos com franquias limitadas e altos custos para dados adicionais.

Consumo de dados salta 40% em dois anos

O estudo também destacou um dado preocupante: o consumo médio mensal de dados por usuário de smartphone ultrapassou 11 GB, marcando um aumento de 40% em dois anos. Esse crescimento é atribuído à evolução dos aplicativos, que agora oferecem conteúdos em resoluções mais altas e com maior interatividade, além da melhoria no desempenho dos próprios dispositivos.