
TEXTO: ADRIELLY SOUZA/SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Conhecido por dar vida ao sarcástico Dr. House na televisão, o ator britânico Hugh Laurie foi escalado para interpretar um dos personagens mais icônicos do universo de Harry Potter: o diretor de Hogwarts, Albus Dumbledore.
A novidade faz parte de uma nova adaptação em formato de audiolivro das obras de J.K. Rowling. Essa produção contará com um elenco de voz composto por mais de 200 artistas.
Projeto aposta em dramaticidade
O projeto, anunciado nesta quarta-feira (6) pelo jornal britânico The Independent, promete reinventar a experiência de leitura da saga mágica ao apostar em interpretações dramáticas, trilha sonora e paisagens sonoras imersivas. Hugh Laurie se junta a um time de estrelas que dará vida aos personagens consagrados nos livros e no cinema.
Grandes nomes no elenco
Entre os principais nomes, estão Matthew Macfadyen (de “Succession” e “Deadpool & Wolverine”), escalado para o papel de Lord Voldemort. Riz Ahmed será o Professor Snape. Enquanto Michelle Gomez, que será a Professora McGonagall. Além deles, os protagonistas da trama também já têm vozes definidas: Jaxon Knopf será Harry Potter, Nina Barker-Francis interpretará Hermione Granger, e Rhys Mulligan será Ron Weasley.
Em comunicado, Laurie demonstrou entusiasmo ao assumir o papel do bruxo mais respeitado de Hogwarts:
“Estou honrado por ter sido confiado com as chaves de Albus Dumbledore, e emocionado por guiá-lo nesta bela encarnação.”
Ele também citou os nomes que marcaram o personagem anteriormente e afirmou ser “um privilégio estar entre eles”.
Nas telas do cinema, o personagem já foi interpretado pelo ator, diretor teatral, cantor, compositor e escritor irlandês, Richard Harris, nos filmes “A Pedra Filosofal” e “A Câmara Secreta”, lançados em 2001 e 2002. Depois dele, os seis filmes subsequentes da saga foram interpretados por Michael Gambon, que faleceu em 2023.

Ideia é cativar nova geração de fãs
O projeto ainda não teve sua data de estreia revelada, mas é uma das apostas da editora e da equipe criativa para apresentar a saga mágica a novas gerações e expandir a experiência dos fãs veteranos.
Após sua consagração como o médico cínico Gregory House, Laurie acumulou trabalhos em séries como “The Night Manager”, e mais recentemente, “People Who Knew Me”. Ele também já atuou como diretor, produtor e músico.