A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (4), a criação do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA). A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), marcando um avanço estratégico da instituição em direção à inovação tecnológica e à formação de excelência na região amazônica.
A proposta foi elaborada a partir de uma solicitação do reitor Gilmar Pereira da Silva, com apoio da Faculdade de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD).
“A criação deste curso é uma conquista para a universidade e para a Amazônia. Inteligência Artificial (IA) é um dos grandes temas do presente e do futuro. Queremos formar profissionais capazes de aplicar esse conhecimento aos desafios do nosso território, sempre com responsabilidade ética e compromisso social”, destacou o reitor Gilmar Pereira.
Novo Curso de IA na UFPA
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi desenvolvido por professores especializados da área, com base em referências nacionais e internacionais, como o curso da Universidade Federal de Goiás (UFG). O currículo abrange fundamentos teóricos e práticos de subáreas como Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Otimização, Cibersegurança e Internet das Coisas, integrando-os a projetos interdisciplinares com impacto social.
“Tivemos uma construção coletiva do projeto, com forte apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o que resultou em uma grade curricular atualizada e sensível às demandas regionais. Nosso objetivo é formar profissionais altamente capacitados para o mercado”, afirmou Reginaldo Cordeiro dos Santos Filho, vice-diretor da Faculdade de Computação.
Diferenciais do Curso
Entre os diferenciais do curso, estão as ações extensionistas obrigatórias, como o Letramento em Inteligência Artificial, voltado à população em geral; Hackathons temáticos; e uma Fábrica de Software de IA, onde estudantes poderão desenvolver soluções em parceria com empresas, instituições públicas e organizações sociais.
“A IA está no centro da inovação tecnológica global. Com esse curso, abrimos novas frentes de aplicação para o conhecimento produzido na UFPA, com grande potencial para transformar setores estratégicos na Amazônia”, afirmou Filipe Saraiva, superintendente da SInD/UFPA.
Informações Adicionais
O novo curso será vinculado à Faculdade de Computação, com sede no Campus Belém, e terá regime presencial e carga horária total de 3.200 horas, em turno integral. A previsão é de 30 vagas iniciais, com ingresso pelo Processo Seletivo 2026.