A presidência da COP30 anunciou nesta terça-feira, 5 de agosto, o calendário oficial dos Dias Temáticos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025. A programação foi desenhada para incentivar a participação global, com mais de 30 temas interconectados, e transformar o evento em uma plataforma de execução, inovação e parceria na agenda climática.
Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30, “esses Dias Temáticos representam um ousado convite ao mundo para se unir em Belém e ajudar a moldar o futuro”.
A agenda foi estruturada em seis eixos – Energia, Indústria e Transporte; Florestas, Oceanos e Biodiversidade; Agricultura e Sistemas Alimentares; Cidades, Infraestrutura e Água; Desenvolvimento Humano e Social; e Questões Transversais – e servirá de guia para governos, sociedade civil, academia, setor empresarial e filantropia planejarem sua participação.
O calendário temático será distribuído ao longo dos dias da conferência, com destaque para temas como adaptação, cidades, bioeconomia, saúde, educação, energia, biodiversidade, sistemas alimentares, tecnologia e inteligência artificial.
Cada dia terá diálogos de alto nível, eventos paralelos, programação cultural e apresentações de implementação.
“Queremos que cientistas, estudantes, ministros, prefeitos, ativistas e artistas planejem se juntar a nós em Belém para uma ação coletiva”, afirma Ana Toni, CEO da COP30. “A participação é poder, todos estão convidados a fazer parte deste mutirão global”, convida.