
A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe, entre os dias 5 e 7 de agosto, a terceira edição do Encontro de Educação Popular Feminista na Amazônia, que neste ano tem como tema “Saberes Educativos de Mulheres Afro-Amazônidas: (Re)Existência, Lutas e Desafios”.
O evento reúne mulheres de diferentes territórios, etnias e vivências da região para refletir, compartilhar e fortalecer práticas educativas. A programação inclui oficinas, círculos de saberes, painéis de debate, vivências e atividades culturais, promovendo o diálogo entre conhecimento acadêmico e saberes populares, com ênfase em ancestralidade, afetos e resistência.
Idealizado em 2021 pela professora, pesquisadora e militante feminista Adriane Lima, o encontro nasceu durante a pandemia, inspirado pelos Círculos de Saberes Públicos, que reuniram mulheres de diversos países da América Latina. Segundo Adriane, a iniciativa busca enfrentar o racismo, o patriarcado e a colonialidade do saber, valorizando metodologias participativas e epistemologias feministas.
Apoio e Objetivos do Encontro
Nesta edição, o encontro conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital voltado a ações antirracistas em articulação com o Ministério da Igualdade Racial. O objetivo é evidenciar o debate racial e valorizar os saberes das mulheres afro-amazônidas.
Confira a programação aqui.