AÇÃO RÁPIDA

Drone e jet ski ajudam a salvar duas mulheres de afogamento em Salinas

Duas mulheres, de 25 e 16 anos, foram salvas de um afogamento na tarde do último domingo (3), na Praia do Espadarte, em Salinópolis, no nordeste do Pará.

Comitê de Governança mobilizou viaturas, moto aquática e drone para resgatar do mar duas jovens, de 25 e 16 anos
Comitê de Governança mobilizou viaturas, moto aquática e drone para resgatar do mar duas jovens, de 25 e 16 anos Foto: Divulgação

Duas mulheres, de 25 e 16 anos, foram salvas de um afogamento na tarde do último domingo (3), na Praia do Espadarte, em Salinópolis, no nordeste do Pará. A operação de resgate foi resultado de uma resposta integrada envolvendo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), secretarias municipais e o Comitê de Governança de Salinópolis.

As vítimas estavam a mais de 300 metros da área de rebentação das ondas quando foram localizadas e resgatadas com vida. O salvamento mobilizou equipes de guarda-vidas, profissionais de resgate pré-hospitalar, uma moto aquática e até um drone operacional, que facilitou a identificação das vítimas em meio ao mar.

A primeira resposta partiu da Coordenação Municipal de Saúde, que fazia parte do Comitê e estava presente no local no momento do incidente. Imediatamente, foi acionado o 13º Grupamento Bombeiro Militar (13º GBM), responsável pela coordenação da ação e pela articulação entre os diferentes órgãos envolvidos. O protocolo de prontidão do Hospital Regional também foi ativado, garantindo que as vítimas recebessem atendimento assim que chegassem à unidade.

Comitê de Governança de Salinópolis: Resposta Rápida e Articulada

A criação do Comitê de Governança de Salinópolis tem se mostrado decisiva para respostas rápidas e articuladas em situações de emergência, especialmente durante o período de férias e alta temporada, quando o fluxo de banhistas aumenta significativamente no litoral paraense.

Segundo o comandante do 13º GBM, major Rodrigo Martins do Vale, o Comitê é um divisor de águas na integração entre forças estaduais, municipais e também da iniciativa privada. “A criação do Comitê de Governança em Salinópolis representa um marco na articulação interinstitucional. Por meio dele, conseguimos dar respostas mais rápidas e integradas aos crimes, emergências e demandas da população, fortalecendo o trabalho das forças de segurança, saúde e assistência social em um único eixo de ação”, destacou.

A ocorrência deste domingo reforça a importância da atuação preventiva e coordenada entre os órgãos públicos e ressalta o papel da tecnologia — como drones e veículos aquáticos — no salvamento de vidas.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.