Jovens dos estados do Amapá, Amazonas e Pará representaram a região amazônica no Jubileu dos Jovens, evento internacional promovido pelo Vaticano em Roma, com a presença do Papa Leão XIV. A delegação foi liderada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo da Diocese de Macapá (AP).
A comitiva, formada por 26 integrantes, entre jovens e religiosos, embarcou para a Europa no dia 19 de julho, em uma jornada de fé e espiritualidade. “Essa não é uma viagem de turismo, mas uma experiência de peregrinação, para cultivar a sensibilidade espiritual e impulsionar a fé através da esperança”, destacou Dom Antônio.
Caminho de fé pela Europa
Logo após a chegada em Portugal, o grupo iniciou sua peregrinação em Lisboa, onde participou de visitas religiosas e momentos de oração. Em seguida, seguiu para Fátima, um dos principais destinos do catolicismo mundial, com atividades no Santuário de Nossa Senhora.
A peregrinação continuou pela Itália, passando por Veneza, Pisa e Sinalunga, até a chegada a Roma em 26 de julho. Na capital italiana, os jovens vivenciaram momentos marcantes em locais históricos e religiosos, como a Basílica de São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão, o Coliseu, a Fontana di Trevi e o Panteão.
Encontro com o Papa
Durante a missa de boas-vindas na Praça São Pedro, os jovens amazônidas viram de perto o Papa Leão XIV. No sábado, participaram da vigília com o Papa em Tor Vergata, ao lado de milhares de peregrinos de diversas partes do mundo.
Com informações do G1 Amapá.