
A central Ana Carolina da Silva, conhecida pelos fãs como Carolana, anunciou neste sábado (2) sua despedida da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei. Em um post emocionante no Instagram, a jogadora revelou que, embora vestir a camisa do Brasil tenha sido a realização de um sonho, chegou o momento de encerrar esse capítulo da carreira.
“Ter chegado lá ainda me emociona”, escreveu Carol. “Mas para mim, alguns ciclos precisam se encerrar para que outros se iniciem. Já não fazia mais sentido continuar”, afirmou.
Carolana defendeu a Seleção por 10 anos, superando desafios desde o início. Com 1,82m de altura — considerada baixa para a posição — ela contrariou expectativas e se tornou uma das melhores bloqueadoras do mundo. Mesmo sem ter passado pelas seleções de base, ela brilhou na equipe adulta.
Na trajetória com a camisa verde e amarela, Carol conquistou medalha de bronze no Mundial de 2014, além de dois pódios olímpicos: prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024.
Fora da equipe na última Liga das Nações de 2025, Carol já havia pedido dispensa da convocação, citando o cansaço de uma temporada intensa. Ainda assim, era esperança para o Mundial de outubro, mas decidiu não seguir no ciclo da seleção.
“Representar o Brasil exige estar por inteiro. E hoje eu escolho estar inteira para a minha família, para meus sonhos pessoais e para uma nova fase da minha vida”, concluiu.