O Hospital da Mulher do Pará (HMPA), referência em saúde feminina na região Norte, passou a oferecer gratuitamente o Implanon, um dos métodos contraceptivos mais modernos e eficazes disponíveis atualmente. O serviço é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e integra ações voltadas ao planejamento familiar e à redução da mortalidade materna.
O Implanon é um pequeno implante hormonal, inserido sob a pele do braço da paciente, com duração de três anos. Apesar do alto custo na rede privada — entre R$ 2 mil e R$ 3 mil — o dispositivo agora está acessível a mulheres atendidas pelo HMPA, de forma gratuita.
Foi o caso de Marilene de Carneiro, 33 anos, dona de casa de Acará, nordeste do Pará. Mãe de dois filhos, ela procurava uma forma segura e acessível de evitar uma nova gestação.
“Eu não teria condições de pagar por esse método se fosse particular. Fiquei feliz em saber que está disponível pelo SUS. Isso vai ajudar muitas mulheres que não querem engravidar no momento ou que já têm o número de filhos desejado”, contou.
A secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Heloisa Guimarães, destaca que a iniciativa é mais um passo importante na atenção integral à saúde da mulher no estado.
“O Implanon fortalece a política pública de planejamento familiar, ajuda a prevenir gravidez precoce, evasão escolar e desigualdades sociais. Além disso, também pode ser usado como alternativa no tratamento da endometriose, oferecendo alívio significativo à qualidade de vida das pacientes”, explicou.
Segundo a diretora do HMPA, Nelma Machado, o serviço representa um marco para a saúde pública estadual.
“O HMPA oferece, de forma inédita no Pará, um ambulatório 100% SUS para implantação do Implanon, alinhado ao projeto do Ministério da Saúde”, destacou.
Como funciona o atendimento
A ginecologista Brenda Diniz explica que o atendimento é feito mediante encaminhamento da atenção primária. As mulheres podem ser referenciadas por Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelas Usinas da Paz ou por equipes da Estratégia Saúde da Família.
Ao chegar ao hospital, a paciente é acolhida por uma assistente social, assina o termo de consentimento e passa por consulta ginecológica, onde é feito o implante. Durante o atendimento, são fornecidas todas as informações sobre o método, seus efeitos e eficácia.
“O Implanon é altamente eficaz, minimamente invasivo e uma ferramenta estratégica no combate à mortalidade materna. É o que há de mais moderno na linha de contracepção reversível”, completa a médica.
Com essa nova oferta, o Hospital da Mulher reforça seu papel de liderança nas políticas de saúde reprodutiva, garantindo acesso igualitário a métodos contraceptivos modernos e seguros.
📌 Serviço
Como ter acesso ao Implanon gratuito:
Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no seu município ou vá até uma Usina da Paz para obter o encaminhamento. O atendimento é feito exclusivamente por meio do SUS.
📍Endereço: Hospital da Mulher do Pará – Av. Gentil Bittencourt, 2175, bairro de São Brás, Belém.