A influenciadora Andressa Urach voltou a ser destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (31) ao revelar a possibilidade de também estar dentro do espectro autista, no nível 1 de suporte. A declaração surgiu meses após o diagnóstico de seu filho caçula, Leon, de 3 anos, que está oficialmente no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Vou falar pela primeira vez sobre esse assunto. Meu bebê, Leon, foi diagnosticado com autismo. Já havíamos percebido um atraso na fala e na caminhada, e ficamos muito preocupados”, contou a influenciadora em uma publicação.
Desde o diagnóstico, Leon vive sob a guarda do pai, Thiago Costa, que, segundo Urach, tem dado o suporte necessário à criança. Ela também participa da criação do menino, com contribuições financeiras. Apesar da distância, Andressa reconhece o esforço do ex-marido na criação do filho.
“Graças a Deus, escolhi um bom pai para o meu filho, apesar de ele ter tirado o bebê de mim. Hoje entendo que, de certa forma, ele tem mais tempo para cuidar do nosso filho. Foi difícil para mim como mãe, porque queria criar meu bebê, mas já tive problemas psicológicos”, desabafou.
Andressa Urach e o Espectro Autista
Com base em suas próprias experiências e sintomas, Andressa agora suspeita que também possa estar no espectro, em um grau mais brando, conhecido como nível 1 de suporte — popularmente chamado de autismo leve.
O que é o nível 1 do TEA?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é dividido em três níveis de suporte, de acordo com a necessidade de auxílio no dia a dia. O nível 1, muitas vezes chamado informalmente de “autismo leve“, é caracterizado por dificuldades sutis de comunicação social e padrões de comportamento repetitivos, que nem sempre são facilmente identificados.