O QUE DIZ A LEI

Gilberto Gil adia show em Belém: saiba como solicitar reembolso do ingresso

O show da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, marcado para o dia 9 de agosto no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém, foi adiado .

Gilberto Gil traz turnê de despedida “Tempo Rei” a Belém em agosto
O show da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, marcado para o dia 9 de agosto no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém, foi adiado após a morte de Preta Gil. Foto: @sitealoalobahia

O show da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, marcado para o dia 9 de agosto no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém, foi adiado devido ao falecimento da filha do artista, Preta Gil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo perfil oficial do cantor no Instagram.

Segundo o comunicado, a produção da turnê e a equipe de Gilberto Gil trabalham para remarcar o show na capital paraense, mas ainda não há uma nova data definida. As demais apresentações da turnê seguem normalmente.

Direitos do consumidor em casos de cancelamento e adiamento de shows

De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), em casos de cancelamento ou alteração de datas de eventos, o público tem direitos garantidos por lei. Veja algumas orientações importantes:

  • Guarde todos os comprovantes: ingressos, recibos e e-mails de confirmação são essenciais para garantir seus direitos.
  • Verifique canais oficiais: sites da produtora ou plataformas de venda trazem as informações oficiais sobre reembolso ou troca.
  • Reembolso obrigatório em caso de cancelamento: se o evento for cancelado, o consumidor tem direito ao reembolso integral, incluindo taxas. Em casos de prejuízos adicionais, como viagens canceladas, é possível buscar indenização.
  • Escolha entre manter ingresso ou pedir reembolso na mudança de data: se o show for apenas remarcado, o consumidor pode optar por manter o ingresso para a nova data ou receber o valor de volta.
  • Comunicação clara: a empresa deve informar os motivos da mudança, a data da decisão e os procedimentos para reembolso ou troca.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, o consumidor pode buscar auxílio em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.