
O jornalista Mauro Cézar Pereira, conhecido por sua atuação no UOL e em seu canal no YouTube, compartilhou em suas redes sociais um vídeo inusitado: torcedores do Clube do Remo tomando conta da Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (27).
A avenida, que fica aberta para pedestres aos domingos, foi cenário de uma cena curiosa para Mauro: vários torcedores com a camisa do Leão Azul — alguns vendendo, outros comprando produtos com as cores do clube. Um em especial chamou sua atenção ao vender churrasquinho, tradição típica das imediações do Baenão, em Belém.
“Interessante é o Remo. Eu vi quatro pessoas com a camisa do Clube do Remo. Entre os times do Norte e Nordeste, o Remo tem uma presença numerosa. A torcida do Leão do Norte não é brincadeira”, destacou o jornalista.
O vídeo viralizou e reforça o que também foi confirmado por uma grande pesquisa nacional sobre torcidas, divulgada nesta segunda-feira (28) pelo jornal O Globo. O estudo, realizado pelo instituto Ipsos-Ipec, é considerado o mais completo do gênero até hoje.
Mesmo distante dos holofotes do eixo Sul-Sudeste, o Clube do Remo aparece na 21ª colocação geral, com 0,5% das menções espontâneas entre os entrevistados. O mesmo índice foi obtido pelo Athletico-PR. O Leão Azul é o único representante da Região Norte e do estado do Pará na lista, o que reafirma seu peso histórico e a força da torcida azulina pelo Brasil.
A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros com mais de 16 anos, entre os dias 5 e 9 de junho de 2025, em 132 municípios de todas as regiões do país. Os entrevistados puderam citar até dois times espontaneamente, o que garantiu maior precisão aos dados — com margem de erro ajustada individualmente por clube.