A missa de sétimo dia em memória de Preta Gil foi realizada na noite desta segunda-feira (28), na Igreja de Santa Mônica, no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Familiares, amigos próximos e fãs da cantora se reuniram para prestar as últimas homenagens à artista, que morreu no domingo (20). Preta Gil recebeu um diagnóstico de câncer colorretal em janeiro de 2023 e tratava a doença desde então.
Entre os presentes estavam o pai da cantora, Gilberto Gil, a madrasta Flora Gil, a neta Flor Gil, além de José Gil e Francisco Gil, filho único de Preta.
A cerimônia também contou com a presença de amigos famosos, como Fernanda Montenegro, Maria Ribeiro, Carolina Dieckmann, Gloria Perez, Amora Mautner, Otávio Müller e Marcelo Serrado.
Preta morreu aos 50 anos, em Nova York, Estados Unidos, onde buscava tratamento para seu câncer colorretal. Seu corpo foi repatriado na madrugada de quinta e, na sexta, seu velório, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, reuniu centenas de fãs, além de amigos e familiares, numa cerimônia que se estendeu de manhã até a tarde.
Por volta das 15h, o corpo foi levado em cortejo até o Cemitério do Caju pelo circuito dos megablocos cariocas, batizado agora com o nome da cantora, uma homenagem que celebra sua importância para o Carnaval, com o já tradicional Bloco da Preta. A cerimônia acabou sendo restrita ao público. (Ana Cora Lima)