A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste fim de semana, e a Tuna Luso Brasileira, representante do Pará, garantiu vaga entre os 32 clubes que seguem vivos na disputa pelo acesso à Série C. A tradicional equipe paraense enfrentará o Maranhão na próxima fase da competição.
O confronto será em sistema de ida e volta, com o primeiro jogo marcado para o dia 3 de agosto, em Belém, e a partida de volta no Maranhão, já que o time maranhense terminou melhor posicionado em seu grupo. A Tuna busca repetir a boa campanha de 2023 e avançar mais uma etapa rumo ao acesso.
Além da Tuna e do Maranhão, outros seis clubes carimbaram a vaga no mata-mata na última rodada: Manaus, Independência, Ferroviário, Sergipe, Água Santa, Maricá e Cascavel. Ao todo, 64 times iniciaram a competição, mas agora apenas 32 seguem na briga pelo título e pelas quatro vagas na Série C de 2025.
Veja os confrontos da 2ª fase da Série D (em negrito, os mandantes do segundo jogo):
- Maranhão x Tuna Luso
- Manaus x Imperatriz
- Independência x Altos
- Sampaio Corrêa x Manauara
- Juazeirense x América-RN
- Central x Lagarto
- Ferroviário x ASA
- Sergipe x Santa Cruz
- Maricá x Aparecidense
- Luverdense x Rio Branco
- Mixto x Portuguesa
- Água Santa x Ceilândia
- Marcílio Dias x Inter de Limeira
- Goiatuba x São José
- Cascavel x Barra
- Joinville x Cianorte
A Tuna Luso, que tem mais de 120 anos de história, sonha em voltar a figurar entre os grandes clubes do futebol nacional. O primeiro desafio será superar o Maranhão para seguir firme na missão de recolocar o futebol paraense em destaque no cenário nacional.