O tenista paraense Mauro Klautau, natural de Belém, brilhou neste sábado (26) ao conquistar o título do MT 700 de Helsinque, na Finlândia — torneio disputado no saibro e que soma pontos importantes no circuito mundial de veteranos da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Atuando na categoria 55 anos, Mauro, atualmente o número 48 do mundo em sua faixa etária, venceu o finlandês Tapio Rossi por 6/4 e 6/2 na decisão e alcançou a maior conquista de sua carreira internacional.
Essa é sua segunda vitória no circuito ITF — a primeira foi no MT 400 de Brasília, em 2023. Ex-top 25 mundial, o atleta paraense agora foca em novas etapas do circuito europeu.
“Ganhei de um ótimo jogador, o finlandês Tapio Rossi, canhoto e muito sólido no contra-ataque. Foi um jogo que exigiu muito da minha mente e do meu físico. Ele quebrou meu saque no início, mas consegui reagir e manter a consistência. No segundo set, abri 5/0 jogando um tênis limpo, com bolas profundas, consistência e disciplina tática. Mas minha cabeça voou… Lembrei dos treinos às 4h da manhã, das madrugadas de sacrifício e dos meus alunos, que nunca posso deixar na mão. Foi emocionante vencer aqui”, contou Mauro, emocionado.
Durante a campanha, ele superou adversários do Marrocos, Polônia e Suíça antes da final. O atleta é patrocinado por Texas – Construções e Saneamento, MAVE, Etec, Ice Cubo, Urbix, Doceria Amorosa, Almaa Engenharia e Estrela Beauty, além de contar com o apoio do MK Tennis Club e o acompanhamento do fisioterapeuta esportivo Joel Lima.
Mauro agora segue para Hanko (Finlândia), onde disputará outro MT 700 a partir de 2 de agosto, antes de embarcar para o Campeonato Mundial de Veteranos que será realizado em Lisboa, Portugal, a partir do dia 9.