
O Google foi condenado a pagar 16 milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 69 mil) a um morador da Argentina que teve uma imagem sua publicada no Google Street View enquanto estava nu no quintal de casa.
O caso aconteceu em 2017, quando o carro da empresa captou, a partir da rua, o momento em que o homem — um policial na época — estava sem roupas em sua propriedade privada. Embora o rosto estivesse desfocado, a Justiça entendeu que ele ainda assim era identificável, e que a viralização da imagem nas redes sociais causou danos à sua vida pessoal, emocional e profissional.
Inicialmente, a indenização era de 3 milhões de pesos, mas o valor foi reajustado ao longo do processo. A decisão foi emitida pelo Tribunal Nacional de Apelações Cíveis da Argentina.
O Google Argentina também foi processado junto com alguns veículos de mídia que reproduziram a imagem como “curiosidade”, ampliando ainda mais a exposição indevida.
Em nota ao jornal La Nación, o Google afirmou:
“Desfocamos automaticamente rostos e placas antes da publicação no Street View. Além disso, oferecemos ferramentas gratuitas para que qualquer pessoa solicite o desfoque de seu rosto, corpo, casa ou carro, caso deseje.”