DRAMA

Falta de sangue para pets coloca vidas em risco em Belém

Pouca gente sabe, mas cães e gatos também podem precisar de transfusões de sangue para sobreviver.

Pouca gente sabe, mas cães e gatos também podem precisar de transfusões de sangue para sobreviver.
Pouca gente sabe, mas cães e gatos também podem precisar de transfusões de sangue para sobreviver. Reprodução

Pouca gente sabe, mas cães e gatos também podem precisar de transfusões de sangue para sobreviver. O problema é que, em Belém, essa é uma realidade cercada por dificuldades — e, muitas vezes, inacessível para a maioria dos tutores.

Atualmente, apenas duas clínicas veterinárias da capital funcionam como hemocentros veterinários, oferecendo o serviço de coleta e transfusão de sangue animal. Em um desses locais, o custo para iniciar o processo passa de R$ 200, valor cobrado apenas para analisar as amostras do animal que precisa da transfusão e buscar possíveis doadores. A isso ainda se soma o valor da bolsa de sangue em si.

A situação é ainda mais complicada para os felinos. A escassez de sangue para gatos é ainda mais crítica, já que o número de doadores compatíveis é muito menor e há menos campanhas voltadas para eles.

Como a maioria das transfusões deve ser feita em até 24 horas, o tempo se torna um inimigo cruel. Por isso, muitos tutores recorrem às redes sociais para tentar, com urgência, encontrar doadores e arrecadar recursos.

Campanhas online têm se mostrado a principal alternativa. O poder de mobilização da internet vem sendo essencial para salvar vidas de animais que, além da condição de saúde delicada, enfrentam a falta de uma rede estruturada de doação.

Enquanto a doação de sangue humano é amplamente incentivada e conhecida, a dos animais ainda enfrenta o desafio do desconhecimento e da escassez de estrutura pública ou acessível.


🩸 Você sabia que seu pet pode ser um doador?

Cães e gatos saudáveis, dentro de critérios específicos, podem doar sangue e ajudar a salvar outros animais em situação crítica. Fale com seu veterinário de confiança e saiba mais sobre como participar.

Compartilhar informação também é um ato de cuidado.
Divulgue, compartilhe e ajude a mudar essa realidade. 🐾