Acordo entre TJPA e PGE garante manutenção do Sistema Attus
O presidente do TJPA, desembargador Roberto Moura, e o Procurador Geral do Estado (PGE) Ricardo Sefer, ao lado do governador do Estado, Helder Barbalho, firmaram, dia 9, Acordo de Cooperação Técnica para garantir a manutenção do Sistema Attus, plataforma utilizada pela PGE para gestão de processos judiciais e extrajudiciais. A assinatura ocorreu na solenidade de posse dos novos procuradores do Estado, no Palácio do Governo. O sistema organiza, agiliza e moderniza o fluxo de trabalho, especialmente nos processos em que a PGE representa o próprio Tribunal. Só no período de 2022 a 2024, a PGE atuou em mais de 250 ações em defesa do Tribunal.
Procuradores-Gerais de Justiça reúnem com Amazon e Google para buscar soluções em AI
Promovido pelo MP Digital, duas jornadas organizadas em parceria com a Google Cloud, Amazon Web Services (AWS) Xertica.ai reuniram, dias 7 e 8, em São Paulo, procuradores-gerais de Justiça, e conselheiros do CNMP para refletir sobre os rumos da transformação digital institucional e o uso estratégico da inteligência artificial generativa. A proposta foi promover um ambiente formativo voltado às lideranças, avaliando o impacto das tecnologias emergentes na atuação institucional e na construção de soluções colaborativas. O evento contou com a participação do Procurador Geral de Justiça do Pará, Alexandre Tourinho.
Escritório paraense chega à São Paulo e Macapá
O escritório paraense Andrade e Côrtes Advogados chegou às capitais São Paulo (SP) e Macapá (AP). Com atuação já consolidada em Belém e Ananindeua, o grupo liderado pelos advogados Kristofferson Andrade e Nádia Côrtes aposta na expansão nacional sem abrir mão do atendimento humanizado que o tornou referência em áreas como Direito do Trabalho, Previdenciário, Cível e dos Autistas. As novas unidades já estão em funcionamento, somando-se ao modelo híbrido de atendimento (presencial e online) que conecta clientes de todo o Brasil à equipe jurídica.
TCMPA lança o “Espia”, sua primeira inteligência artificial generativa
O presidente do TCMPA, Lúcio Vale, e conselheiros da corte de contas realizaram o lançamento do projeto “Espia”, a primeira inteligência artificial generativa desenvolvida exclusivamente para a Corte de Contas. Ela é composta por três agentes de IA: um voltado para dados de receitas e despesas, outro para processos internos do TCMPA e o terceiro para decisões, como acórdãos e resoluções. Lúcio Vale destacou que foi um momento histórico, que se soma ao caminho sólido e de evolução do TCMPA ao longo dos 42 anos de história daquela instituição.
João Brasil nomeado para Comissão de Direito Eleitoral da CFOAB
José Alberto Simonetti, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) designou no último dia 30/06 o advogado João Luis Brasil Batista Rolim de Castro como membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral para o triênio 2025-2028.
Sócios de escritório palestram em evento de inteligência e gestão
Os sócios do escritório Aguilar Advogados, Daniel Aguilar, Jhayanne Aguilar e Cristyane Deprá, palestraram no evento IG – Inteligência e Gestão, promovido por Claudinho Batista, Igor Moreira e Calio Pereira, nos últimos dias 5 e 6 de junho. Com o tema “Do Preventivo ao Rentável: Como o Jurídico Estratégico Impulsiona o Crescimento Sustentável das Empresas”, a palestra esclareceu que empreender com segurança jurídica é empreender com segurança no futuro.