NOVIDADE

Bob’s inaugura loja futurista no Brasil com robô que faz milk-shake

Milk-shake preparado por um robô, pedidos 100% digitais e lanches retirados de lockers destravados por QR Code.

Milk-shake preparado por um robô, pedidos 100% digitais e lanches retirados de lockers destravados por QR Code.
Milk-shake preparado por um robô, pedidos 100% digitais e lanches retirados de lockers destravados por QR Code.

Milk-shake preparado por um robô, pedidos 100% digitais e lanches retirados de lockers destravados por QR Code. O Bob’s inaugura na quarta-feira, dia 23, uma loja conceito em Ipanema, no Rio de Janeiro. Em plena era da experiência e após uma reforma de R$ 800 milhões, a unidade high-tech é aposta em um modelo que combina alimentação e entretenimento.

Ricardo Bomeny, CEO da BFFC, a holding que controla Bob’s e Yoggis e franquias de KFC e Pizza Hut, explica que a loja de Ipanema reúne, agora, inovações implementadas pela rede, mas abraçando a história da companhia.

– Nos propusemos a fazer coisas diferentes. Fomos os primeiros com terminais de autoatendimento, em 2014. Na pandemia, colocamos o locker para o consumidor final, mirando na jornada sem fricção – diz ele. – Resolvemos trazer isso para a loja de Ipanema. E ela será a primeira no país com um robô produzindo o Milk-Shake Crocante.

O ponto na Rua Garcia D’Ávila, coração do comércio de Ipanema, é endereço da segunda loja do Bob’s aberta em seus mais de 70 anos de operação. Hoje, sob o chapéu do BFFC, são mais de 1.060 pontos de venda no país, perseguindo a meta de alcançar 2 mil até o fim de 2028.

O Bob’s fechou 2024 com R$ 1,5 bilhão em faturamento. No primeiro semestre deste ano, avançou perto de 11% ante a igual período do ano passado, conta Bomeny, prevendo chegar a R$ 1,6 bilhão em 2025 como um todo.

O Bob’s não está sozinho nessa jornada de metas arrojadas. Empresas do foodservice (alimentação fora do lar) têm olhado para o mercado brasileiro com apetite. A população brasileira supera 200 milhões de pessoas, mas o brasileiro gasta perto de 30% de sua renda em alimentação fora de casa. Em mercados maduros, essa fatia é bem mais alta, bate em 52% nos Estados Unidos e 42% na Itália, por exemplo, segundo dados da Gouvêia Foodservice, empresa da consultoria Gouvêa Ecosystem.

As principais redes vêm movimentando grandes operações no país, como a compra da Subway e da Starbucks pela Zamp (dona do Burger King), enquanto novos players fincam bandeira no Brasil, a exemplo da marca americana de donuts Krispy Kreme.

O projeto da nova loja conceito do Bob’s em Ipanema, assinado pelo Estúdio Jacarandá, traz item do mobiliário feitos a partir de materiais reciclados – o espaço tem salão para quem preferir comer por lá -, exibe um painel luminoso que toma parte do teto, com fotos desde a inauguração da primeira lanchonete da marca, em 1952, em Copacabana.

O robô “especialista” em Milk-Shake crocante foi encomendado pelo Bob’s a uma empresa de tecnologia robótica. Ele põe fim ao duelo entre os times “bem-batido” e “mal-batido”, preparando a sobremesa em um ponto previamente testado. Bomeny garante que, ainda assim, a loja aceita pedidos especiais, com alterações no preparo.

Num momento em que diversos segmentos se queixam da qualidade da mão de obra no país, o executivo nega que a decisão de abrir uma loja sem contato direto entre a equipe e os consumidores esteja relacionada a essa questão:

– A questão da mão de obra, do desafio maior em contratação, principalmente de jovens, é global. E se acentuou na pandemia. Mas o nosso segmento sempre foi porta de entrada. O turnover é muito alto, de 80% a 90%. Então, o desafio é fazer a retenção, para (o trabalhador) absorver o treinamento e ter o entendimento do plano de carreira – pontuou Bomeny, ressaltando que diretores do grupo hoje começaram como atendentes de loja.

Outro diferencial dessa loja são itens exclusivos no cardápio. Dois dos sanduíches da rede ganharam versões gigantes, sendo servidos com dois hambúrgueres de 117 gramas cada um, dando origem ao Mega Double Cheese e ao Mega Big Bob.

A loja conceito não nasce, porém, com o intuito de ser replicada como um todo:

– Vamos aprender com essa loja. Ela reúne inovações que podemos usar em outras talvez, depois – afirma.

No salão, a loja contará com apenas um atendente, para orientar a clientela no autoatendimento e na retirada dos lanches diretamente dos lockers. O conjunto de 11 escaninhos foi planejado em parceria com a Clique Retire. Por trás deles funciona a cozinha da unidade, que terá cerca de 20 funcionários.

O Bob’s está renovando sua rede de lojas. No ano passado refez 200. Este ano, a previsão é fazer 150, 50 já concluídas.

– O faturamento da unidade cresce em aproximadamente 20% após a reforma. Mas esta é diferente. Botamos no chão. E vamos trabalhar para dobrar o faturamento – disse o executivo.

A expansão do Bob’s passa pelo varejo. No ano passado, a rede levou três sabores de molhos aos supermercados. Este ano, incluiu nesse canal a batata frita pré-congelada, importada da Holanda, para preparar em casa na air fryer. E, até o fim de 2025, os Franlitos, tiras de frango empanado crocantes, vão para as gôndolas numa parceria com a Seara.

Texto de: Glauce Cavalcanti