Entre os meses de julho e agosto, o município de Santarém Novo, no nordeste do Pará, recebe o projeto “Raízes que Dançam”, iniciativa que visa preservar, valorizar e difundir o carimbó como patrimônio imaterial brasileiro. Oficinas, vivências, rodas de conversa e apresentações culturais mobilizam moradores da cidade, com atividades gratuitas voltadas à comunidade local e a visitantes.
A programação tem início nesta segunda-feira (21), com uma oficina de confecção de instrumentos típicos, que são a base do ritmo do carimbó, como curimbó, maraca e reco-reco. As atividades seguem até 31 de julho, sempre das 7h às 16h, no barracão da tradicional Irmandade de Carimbó de São Benedito.
Já no dia 25 de julho, às 19h, o grupo Os Quentes da Madrugada, da Irmandade de Carimbó de São Benedito, realiza uma apresentação na Praça Matriz. A banda tem como marca a energia contagiante e forte ligação com as raízes afro-indígenas do carimbó, já tendo se apresentado em diversos municípios do estado.
Em agosto, o destaque fica por conta das vivências culturais, momentos em que o público tem a oportunidade de interagir com mestres e mestras do carimbó, vivenciando ensaios, danças e toques de percussão. No dia 24 de agosto, às 20h, a comunidade se reúne na Vila de Santo Antônio para uma vivência especial de dança e percussão.