OBSERVATÓRIO

Nasa instala equipamento na Ufopa para monitorar Amazônia

O novo aparelho, integrante da rede internacional Aeronet, desenvolvida pela Nasa, permite agora medições noturnas da presença de aerossóis.

Nasa instala equipamento na Ufopa para monitorar Amazônia

Pará - O monitoramento das mudanças climáticas na Amazônia ganhou reforço nesta semana com a substituição de um equipamento de ponta no Observatório Atmosférico da Amazônia, localizado na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. A atualização foi realizada por um técnico da Nasa, a agência espacial norte-americana, responsável pela instalação de um novo espectrômetro cimel, que amplia significativamente a capacidade de coleta de dados na região.

O novo aparelho, integrante da rede internacional Aeronet, desenvolvida pela Nasa, permite agora medições noturnas da presença de aerossóis — partículas como poeira, fumaça e cinzas — suspensas na atmosfera. Antes, as análises eram feitas apenas com base na radiação solar. Agora, o equipamento também capta dados a partir da luz refletida pela Lua.

Segundo o professor Lucas Vaz Peres, do curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa, a novidade é estratégica, essa medição noturna é essencial, “especialmente com a chegada do período seco, quando as queimadas aumentam e a concentração de aerossóis na atmosfera se intensifica. Santarém e outras áreas da Amazônia sofrem diretamente os efeitos disso”, explicou.

A troca do equipamento foi motivada, em parte, pelas experiências do ano passado, quando a região enfrentou longos períodos encoberta por fumaça densa. A Nasa, proprietária do equipamento, reforçou sua atenção à região amazônica diante da preocupação com o agravamento das queimadas durante o chamado “verão amazônico”.

UFOPA integra projeto coordenado pelo INPE

A Ufopa integra a rede Aeronet por meio do Projeto Sonda, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e utiliza os dados para apoiar pesquisas acadêmicas de graduação e pós-graduação, além de subsidiar políticas ambientais.
A instalação do novo espectrômetro foi feita pelo técnico da Nasa Christopher Bennett, com o apoio dos professores Lucas Vaz Peres, Rodrigo da Silva e Theomar Neves, todos do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa. A atividade contou também com a participação da estudante Nicole de Oliveira, bolsista do Inpe e integrante do curso de Ciências Atmosféricas.

Com a atualização tecnológica, a Ufopa fortalece sua posição como referência no monitoramento climático da Amazônia, contribuindo com dados valiosos para a ciência nacional e internacional.