EVITE A INADIMPLÊNCIA

Fies: chance de financiamento precisa ser tratada com responsabilidade

O Fies não é um prêmio. É um financiamento. E, como todo financiamento, precisa ser pago depois.

Débora Gomes, economista e educadora financeira.
Débora Gomes, economista e educadora financeira.

Estudo realizado pelo Poder 360 mostrou que 61% dos alunos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) estão inadimplentes, com uma dívida média de R$ 46 mil. Isso significa que mais da metade dos estudantes não consegue pagar o que deve. E não é difícil entender o porquê: quem não se organiza financeiramente acaba se perdendo no caminho.

O fundo pode ser a chave para garantir a continuidade dos estudos. Mas, antes de sair comemorando, é importante entender algo fundamental: o FIES não é um prêmio. É um financiamento. E, como todo financiamento, precisa ser pago depois.

Portanto, é preciso se preparar, mesmo durante o período da faculdade, para o que vem pela frente. E aí vem a pergunta: como se preparar para esse compromisso enquanto ainda está na faculdade? Como garantir que, ao sair da universidade, o futuro profissional não esteja atolado em dívidas que vão pesar durante anos?

“A resposta é simples: controle de gastos. É o que vai salvar a vida de quem tem essa dívida. É possível organizar seus gastos desde já, e isso pode ser feito de forma simples. Se o devedor nunca anotou seus gastos, deve começar agora. Pode parecer algo pequeno, mas ter noção de para onde o seu dinheiro está indo já é o primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis lá na frente. A construção de um futuro financeiro deve começar o quanto antes! ”, destaca Débora Gomes, economista e educadora financeira.

Ela dá uma dica simples: anotar tudo o que é gasto. “Pode ser no celular ou até no caderno. Hoje em dia, existem aplicativos como Guiabolso e Mobills, que fazem boa parte desse trabalho por você, sem complicação. O importante é entender para onde o seu dinheiro está indo e ter clareza sobre o que você está gastando. Isso vai ajudar a não cair em armadilhas no futuro”

O endividamento é um perigo constante e a realidade para muitos estudantes não é tão simples. “É por isso que, agora, mesmo enquanto está na faculdade, é fundamental começar a se educar financeiramente. Aqueles que sabem o básico sobre finanças, como planejar, controlar gastos e até investir um pouquinho, têm muito mais chances de evitar dívidas e viver uma vida financeira mais tranquila”, recomenda a economista

Fique Atento as Emoções e os Gastos

Muitas vezes compramos por impulso, sem nem perceber. A psicologia do dinheiro explica que nossas emoções influenciam nossas escolhas financeiras. Quando estamos estressados, por exemplo, é mais fácil ceder à tentação de gastar.

Antes de comprar algo, pergunte-se: “Eu realmente preciso disso? Eu posso pagar? Eu posso esperar?” Muitas vezes, a resposta será não, e isso vai te ajudar a tomar decisões mais conscientes. A seguir algumas dicas básicas para organizar suas finanças:

  • Estabeleça um orçamento: Defina quanto pode gastar por mês em alimentação, transporte e lazer.
  • Evite o cartão de crédito para compras desnecessárias; ele costuma ser um grande vilão.
  • Crie um fundo de emergência: Guarde um pouco todo mês para imprevistos. Não importa se você vai começar com R$ 50,00, o importante é criar o hábito de guardar um pouco. Acredite, isso vai te ajudar a desenvolver o mindset de poupador.

FIES 2025: Inscrições Abertas e Oportunidades no Pará

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025 foram abertas. A partir de hoje, estudantes do Pará têm a oportunidade de disputar 3.113 vagas oferecidas em instituições privadas do estado em 16 municípios, incluindo Belém, Santarém, Marabá, Ananindeua e Parauapebas.

O período de inscrição é de 14 a 18 de julho, que deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único Gov.br. É preciso CPF, senha Gov.br e, se ainda não tem, criar um login. Cada candidato pode escolher até três cursos em ordem de preferência.

O FIES reforçou seu papel de inclusão, especialmente com o lançamento do Fies Social em 2024, concedendo acesso integral a cursos de graduação para famílias de baixa renda no Pará. Com ensino particular frequentemente inatingível sem apoio, o programa é uma saída estratégica para jovens do estado avançarem academicamente.

A principal vantagem do Fies Social é permitir que estudantes em situação econômica vulnerável ingressem em cursos tradicionais, evitando queda de evasão e promovendo oportunidades em regiões do interior.

Cronograma

INSCRIÇÃO: 14 A 18/7
RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO: 29/7
COMPLEMENTAÇÃO DA INSCRIÇÃO: 30/7 A 1º/8
PRÉ-SELEÇÃO DA LISTA DE ESPERA: 5/8 A 19/9