
Estão abertas até a próxima sexta-feira, 18 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Acesso Único: acessounico.mec.gov.br/fies, utilizando login Gov.br.
Nesta edição, são oferecidas 74.500 vagas distribuídas em 18.419 cursos/turnos, de 1.215 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Cada candidato pode escolher até três opções de curso, indicando a ordem de preferência.
📅 Cronograma do Fies 2025/2
- Inscrições: 14 a 18 de julho
- Resultado da chamada única: 29 de julho
- Complementação da inscrição: 30 de julho a 1º de agosto
- Lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro
🧾 Como se inscrever
O candidato deve acessar o site do Fies pelo Portal Acesso Único usando CPF e senha da conta Gov.br. Quem ainda não possui cadastro pode criá-lo gratuitamente no próprio site.
Para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o sistema faz a identificação automática. Aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo podem visualizar as vagas reservadas no Fies Social, com possibilidade de financiamento de até 100% do valor do curso.
✅ Quem pode participar
Para se candidatar ao Fies 2025/2, é necessário:
- Ter participado do Enem a partir da edição de 2010;
- Ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas;
- Não ter zerado a redação;
- Ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos;
- Não estar com financiamento ativo pelo Fies ou Programa de Crédito Educativo;
- Não ter financiamento anterior pendente de quitação;
- Não ter feito o Enem como “treineiro”.
Todos os critérios, prazos e procedimentos estão detalhados no Edital nº 16/2025, disponível no site do Ministério da Educação (MEC).
📢 Vagas reservadas e ações afirmativas
Desde 2024, o Fies passou a reservar vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Metade das vagas totais também é destinada a estudantes inscritos no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo.
Esses candidatos podem ter acesso ao Fies Social, que permite o financiamento de até 100% do valor do curso, com condições facilitadas.
📌 Atenção aos prazos
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho, com prazo para complementação da inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Os candidatos não selecionados nessa fase ainda podem ser convocados por meio da lista de espera, que será utilizada entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.