O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve nesta terça, 15, em Curuçá e São João da Ponta, municípios que fazem parte da região nordeste do Pará, onde participou de cerimônias de assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural. No total, 124 famílias dos dois municípios estão sendo beneficiadas. Somente nos últimos dois dias, as assinaturas realizadas em cinco municípios paraenses representam 408 contratações consolidadas do programa habitacional do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nas últimas semanas, Jader Filho esteve também em Capanema, Tracuateua e Magalhães Barata para assinatura de contratos do MCMV.
Em Curuçá, 78 famílias serão beneficiadas com moradias construídas com qualidade e segurança. Na comunidade de Boa Vista do Iririteua, serão construídas 30 moradias, e na Vila de Caju, outras 48 unidades habitacionais. Os projetos estão sob a organização da Comunidade Nossa Senhora do Livramento (Consel) e Associação Agropesqueira da Vila de Caju, respectivamente. O investimento estimado no município é de R$ 5,8 milhões em recursos federais do Ministério das Cidades, financiados por meio da Caixa.
Moradora de Curuçá, Adriana Sousa vive de favor na casa de outras pessoas na Vila de Caju. Com a conquista da sua própria moradia, ela comemorou com muita emoção a assinatura do contrato. “Esse é um sonho que está se tornando realidade. Um sonho que eu não sonhei sozinha, pois as minhas duas primas, que são como irmãs para mim, também me ajudaram muito a conquistar essa casa. Nosso maior sonho é ter a nossa casa para dar um futuro melhor aos nossos filhos e filhas. Essa é uma sensação única”, desabafou a beneficiária, contendo as lágrimas que representam um misto de felicidade e saudade.
Minha Casa, Minha Vida: Expansão e Benefícios
Em São João da Ponta, 46 moradias foram contratadas pelo ministro Jader Filho e serão construídas na comunidade de Deolândia, sob a responsabilidade do Instituto Quality de Formação Profissional, em investimento de mais de R$ 3,4 milhões.
“Eu quero aqui, diante de todos os beneficiários, reafirmar o compromisso que esse pessoal assumiu com a gente. Eles vão se desdobrar para trabalhar e entregar ao menos metade do que assinamos nesses dias até o Natal deste ano e as demais moradias até maio de 2026”, disse o ministro.
Com essas novas unidades, o governo federal se aproxima da meta de contratação de 2 milhões de novas moradias pelo do programa Minha Casa Minha Vida até o final de 2026. Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, essa meta será atingida com um ano de antecedência.
“Essas casas que estamos contratando aqui no Pará representam um número muito importante para o presidente Lula e para mim enquanto ministro das Cidades, pois estamos trabalhando para contratarmos 2 milhões de moradias até o fim de 2026. Mas além dos números, estamos tratando de sonhos que estão se tornando realidade para famílias que nunca puderam experimentar a sensação de morar em uma casa própria digna e segura”, comentou.
Próximos passos e expansão do Programa
Durante os eventos, o ministro reforçou, junto aos representantes das entidades organizadoras, engenheiros e técnicos da Caixa, a necessidade de firmar um compromisso: entregar boa parte das moradias contratadas nesta semana até o Natal de 2025.
Ainda neste mês de julho, novas rodadas de assinaturas de contratos do Minha Casa, Minha Vida Rural devem acontecer em cidades paraenses. A modalidade beneficia agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais com habitações projetadas para atender necessidades específicas da vida no campo, respeitando o meio ambiente e as condições de cada localidade e região.