LEGADO DA COP 30

Macrodrenagem do Tucunduba avança com entrega dos canais da Vileta e Leal Martins

Trabalhos integram o pacote de melhorias que compõem o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Canais retificados urbanizam a cidade e beneficiam a população. Foto: Edicaldo Sodré/Ag. Pará
Canais retificados urbanizam a cidade e beneficiam a população. Foto: Edicaldo Sodré/Ag. Pará

O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira (16) as obras de requalificação dos canais da Vileta e Leal Martins, no bairro do Marco, em Belém. As intervenções fazem parte do maior programa de macrodrenagem da história da capital paraense e beneficiam diretamente mais de 300 mil moradores. Os trabalhos integram o pacote de melhorias que compõem o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será sediada na cidade em novembro de 2025.

Segundo o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, a entrega representa um avanço importante na infraestrutura urbana de Belém. “É um trabalho que enfrenta os alagamentos e melhora a qualidade de vida, garantindo dignidade com a chegada do asfalto, mobilidade e acesso a serviços públicos”, afirmou.

Requalificação dos Canais da Vileta e Leal Martins

Na Travessa da Vileta, as obras incluíram a retificação de mais de 400 metros do canal, instalação de novas redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem pluvial. Foram ainda construídas uma ponte, quatro passarelas, pavimentação das vias e aterramento de quintais.

A moradora e comerciante Ana Maria Silva celebrou a urbanização da área. “Antes era tudo quebrado, carro nenhum passava. Agora já temos acesso. Com a melhoria, pretendo vender churrasco, açaí, frango assado. As coisas vão melhorar muito”, disse, animada.

No Canal da Leal Martins, foram reconstruídos 143 metros de leito, com asfaltamento das ruas do entorno e implantação de infraestrutura básica, além da construção de uma ponte e uma passarela. A urbanização também contemplou o aterramento de quintais e melhoria da mobilidade local.

Impacto e Continuidade das Obras

As obras integram o conjunto de intervenções no bairro do Marco, que ainda inclui os canais União, em fase de execução, e Timbó, já entregue em janeiro deste ano. Os investimentos são realizados pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde 2019, o Estado já requalificou 17 canais em Belém, sendo 13 considerados legados da COP 30. Entre os principais trechos entregues estão os canais do Igarapé Tucunduba, Rua dos Mundurucus, Travessa Timbó, Avenida Cipriano Santos e a primeira etapa do Canal da Avenida Gentil Bittencourt.

As ações de macrodrenagem se estendem ainda às bacias do Murutucu, Tamandaré e Una, alcançando mais de 500 mil pessoas. O objetivo é promover infraestrutura urbana duradoura, com foco na prevenção de alagamentos e na melhoria da qualidade de vida da população belenense.