MARINHA. EXÉRCITO E AERONÁUTICA

Forças Armadas realizam capacitação para atuação na COP 30

Treinamento voltado à defesa contra ameaças nucleares, biológicas, químicas e radiológicas reunirá militares, Samu e profissionais da saúde.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Comando Operacional Conjunto Marajoara — que reúne Marinha, Exército e Aeronáutica — promove nesta terça 15  de julho, e quarta-feira, 16, uma capacitação voltada à Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). A atividade será realizada no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, no bairro da Marambaia, em Belém.

As atividades fazem parte da preparação para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro na capital paraense

O treinamento deve reunir militares das três Forças Armadas, além de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltada à atuação em cenários de risco não convencional, a capacitação busca alinhar os protocolos de resposta a incidentes com uso de agentes tóxicos, biológicos, radiológicos ou nucleares, fortalecendo a integração entre diferentes setores da segurança e da saúde pública.

Preparativos para a COP30

Segundo a organização, os procedimentos adotados seguirão protocolos atualizados utilizados em grandes eventos recentes, como a Cúpula do BRICs, realizada neste mês no Rio de Janeiro. A formação também leva em conta experiências anteriores em megaeventos, como os Jogos Mundiais Militares (2011), a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016) e as ações realizadas durante a pandemia de Covid-19.

A atividade é considerada estratégica para garantir a prontidão operacional das equipes que atuarão diretamente na COP30, tanto na prevenção quanto na resposta rápida a possíveis ameaças à saúde pública e à segurança dos participantes.