INSCRIÇÕES ABERTAS

Oficina no Marajó capacita Juventudes em Comunicação e Clima

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Produção de Conteúdo Digital – Comunicação e Juventudes pelo Clima no Marajó.

Reprodução
Reprodução

Pará - Estão abertas as inscrições para a Oficina de Produção de Conteúdo Digital – Comunicação e Juventudes pelo Clima no Marajó, que acontece no dia 26 de julho, das 9h às 17h, na Escola Professora Oscarina Santos em Salvaterra (PA). Voltada a jovens do território interessados em usar a comunicação como ferramenta de transformação social, a formação é gratuita e propõe um dia de aprendizado, troca de experiências e mobilização em torno dos desafios climáticos que afetam a Ilha. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de julho, por meio do formulário on-line. A iniciativa faz parte do projeto Marajó Resiliente, que atua em municípios do arquipélago do Marajó.

A proposta da oficina é contribuir com a formação de jovens que desejam se comunicar a partir e para seus territórios, fortalecendo vozes locais e difundir experiências de enfrentamento às mudanças climáticas. O conteúdo inclui introdução aos conceitos de adaptação às mudanças climáticas, sistemas agroflorestais, e como trabalhar esses temas na comunicação, além de conteúdos sobre como contar histórias que geram impacto, como produzir vídeos interessantes para as redes sociais e utilizá-las para aumentar a visibilidade das suas ações no território.

A comunicação tem papel fundamental no âmbito interno que favorece o fortalecimento da organização comunitária e, também, para fora das comunidades, o que pode contribuir com a mobilização de apoio às ações de enfrentamento à crise climática, compartilhamento de conhecimentos e fortalecimento da identidade.” Afirma Lanna Peixoto, coordenadora do projeto Marajó Resiliente pela Fundación Avina.

Mais do que uma capacitação técnica, a oficina será um espaço para valorizar saberes locais, ampliar as vozes das juventudes e criar redes de colaboração entre jovens da Ilha. Ao final da atividade, os participantes estarão mais preparados para comunicar o que acontece em seus territórios — e também para influenciar ações coletivas de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas, sendo multiplicadores desse saber.

Segundo Anna Terra, Coordenadora na Angola Comunicação, iniciativa que integra a comunicação do projeto: “A formação em comunicação olha para essas juventudes do Marajó e busca valorizar os seus conhecimentos e traduzir isso em uma comunicação centrada no território e protagonizada pelas pessoas. Vamos falar sobre construção de narrativa, a importância de contar histórias que gerem impacto e conexão, além de trabalhar estratégias de conteúdo em redes sociais, especialmente na produção de vídeos.”

A atividade faz parte do ciclo formativo do projeto Marajó Resiliente, que atua em três municípios do arquipélago (Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure), buscando fortalecer estratégias comunitárias de adaptação às mudanças climáticas, combinando saberes ancestrais, soluções inovadoras e assistência técnica especializada.

Sobre o Projeto Marajó Resiliente

O Projeto Marajó Resiliente é uma iniciativa dedicada a fortalecer a resiliência climática de agricultoras, agricultores familiares e comunidades tradicionais do arquipélago do Marajó, no Pará. Atuando nos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure, o projeto busca fortalecer estratégias de adaptação climática a partir do território, aliando saberes locais, práticas agroecológicas e assistência técnica especializada.

A iniciativa é realizado pela Fundación Avina, em colaboração com o Instituto Belterra e o Instituto Conexsus, com a implementação do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), da World-Transforming Technologies, da Apó Socioambiental e da Angola Comunicação, nos processos de comunicação, e  é financiado pelo Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund – GCF) e Climate and Land Use Alliance (CLUA).

Sua base está na implantação de sistemas agroflorestais, acesso a crédito rural, diversificação de renda, e fortalecimento da governança climática local. Ao longo de cinco anos, o projeto foi construído de forma participativa, envolvendo comunidades quilombolas, organizações locais e instâncias públicas. 

 Serviço:

Oficina de Produção de Conteúdo Digital – Juventudes pelo Clima no Marajó

Data: 26 de julho de 2025

 Horário: 9h às 17h

 Local: Escola Profª Oscarina Santos – Tv. Oitava, 191, Salvaterra – PA

 Inscrições até 17 de julho: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCWy3vL1vjaYjmzkHOTi3w_gxav7XB7ysyFfONMScN9mKNzA/viewform?usp=send_form

📱 Dúvidas: (81) 99207-4511 – Anna Terra (Angola Comunicação)

Site: Marajoresiliente.org / Instagram: @marajoresiliente