VIAJANDO POR AÍ

Fim de semana de verão movimenta terminais em Belém

Belém embarca no clima de verão e terminais registram movimento intenso neste segundo fim de semana de julho
Belém embarca no clima de verão e terminais registram movimento intenso neste segundo fim de semana de julho Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

O clima de veraneio segue em Belém. Na manhã desta sexta-feira (11), o movimento de embarque nos principais terminais da capital voltou a se intensificar com a chegada do segundo fim de semana de julho. Com malas e muita disposição, famílias e grupos de amigos seguiram rumo a destinos como Mosqueiro e Salinas, uns dos mais procurados.

Para muitos, é a única oportunidade de aproveitar as férias escolares; para outros, uma pausa rápida antes de voltar ao batente na segunda-feira. No Terminal da linha Mosqueiro, localizado na avenida Almirante Barroso, em São Brás, uma das opções mais acessíveis, com as tarifas a R$7,40 para a inteira e R$3,70 meia para estudantes, a movimentação começou cedo. O servidor público Kelson Santos, de 50 anos, viajava com as filhas Ana Karolina e Lívia Thainá, ambas de 10 anos. Ele contou que a viagem foi decidida em cima da hora.

“Foi improvisado mesmo. A gente sempre vai assim. E a escolha é porque é região metropolitana, é mais próxima, e como se trata de umas férias bem cultas…”, comentou. A ideia, segundo ele, é aproveitar o final de semana e retornar já no domingo, a tempo da volta às aulas das filhas.

Quem também seguiu para a ilha foi a estudante de medicina veterinária Emily da Costa, de 18 anos, acompanhada do namorado Hiago Pantoja, de 20. Mosqueiro é um destino recorrente para ela, que costuma visitar a família por lá. “Eu já fui no final de semana passado e vou nesse agora porque a minha família está lá e eu voltei só porque eu estudo ainda”, disse. As preferências estão bem definidas.“Eu gosto da Praia do Farol e eu fico muito na Vila”.

Viagem para Salinas

Já no Terminal Rodoviário de Belém, o fluxo começava a aparecer e era marcado por viagens mais longas e programadas com antecedência. As amigas Dayane Silva, professora de 38 anos, e Lohanne Pinheiro, 30, estudante de agroecologia, estavam animadas com a primeira ida a Salinas, um dos destinos mais procurados do Pará nesta época do ano. “Estamos indo para Salinas. É a primeira vez. Fizemos a reserva há pelo menos um mês e estamos também indo ver o show”, contou Dayane. 

Belém embarca para o veraneio com destinos cheios e malas prontas
Belém embarca para o veraneio com destinos cheios e malas prontas . Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

As duas vieram do Marajó, mais precisamente de Breves, e chegaram a Belém na quinta-feira (10) após 12 horas de viagem de barco. A ideia é relaxar até domingo, e talvez incluir Mosqueiro em uma próxima viagem. “Mas é um tempo para fugir. É um tempo para relaxar, para curtir um pouco, né? Sair um pouco do hábito que é estar estudando e aproveitar”, disse Lohanne.

O servidor público Eduardo Sozinho, de 26 anos, também tinha como destino Salinas, mas com planos de estender o descanso. “Tem duas semanas que eu decidi ir. Foi a convite de amigos, aí a gente fez um grupo e decidimos ir tudo para lá”, contou. O retorno está previsto para segunda-feira, mas o roteiro não para por aí. “Teça-feira já partiu Salvaterra [Marajó], e é uma semana lá”.