HOMOFOBIA

Crime com motivação homofóbica termina com morte de adolescente em Manaus

Um adolescente de 16 anos morreu após ser brutalmente espancado no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus

Adolescente morre após espancamento em Manaus.  Foto: Rede Amazônica
Adolescente morre após espancamento em Manaus. Foto: Rede Amazônica

Um adolescente de 16 anos morreu após ser brutalmente espancado no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. O caso, que teve início com uma injúria homofóbica, está sendo investigado como homicídio com motivação LGBTfóbica pela Polícia Civil do Amazonas.

Segundo a mãe da vítima, o jovem foi agredido após ser ofendido com xingamentos homofóbicos por outro adolescente, que seria conhecido da família. Após as ofensas, a vítima se defendeu e reagiu. Minutos depois, segundo relatos, o agressor voltou ao local com outros homens e iniciou o espancamento.

Fernando foi agredido na quarta-feira (3), na Rua Três Poderes, no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, naquele dia, um adolescente de 16 anos e seu primo, de 17, abordaram Fernando com ofensas enquanto ele caminhava pela via.

O adolescente chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no sábado (5), dois dias após a agressão. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi traumatismo craniano.

De acordo com a família, o jovem era homossexual e sofria constantes provocações. A mãe contou que o filho nunca havia enfrentado uma situação tão grave e que a agressão foi motivada por preconceito.

O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e também será acompanhado pela Delegacia Especializada em Combate à Violência Contra a Pessoa LGBTQIA+. Até o momento, ninguém foi preso.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que o caso segue em investigação e que todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer o crime.