MALHA AÉREA

COP-30: Belém ganha reforço nos voos nacionais e internacionais

O Ministério do Turismo lançou ontem, 10, à noite, no Polo Joalheiro, no bairro do Jurunas, a nova malha aérea de Belém para a COP-30.

O Ministério do Turismo lançou ontem, 10, à noite, no Polo Joalheiro, no bairro do Jurunas, a nova malha aérea de Belém para a COP-30.
Foto: Patrícia Lanini / Divulgação NOA

O Ministério do Turismo lançou ontem, 10, à noite, no Polo Joalheiro, no bairro do Jurunas, a nova malha aérea de Belém para a COP-30. Segundo a pasta, haverá, além dos voos já existentes, um acréscimo de mais assentos à disposição dos viajantes durante o período da conferência. O evento contou com a presença de autoridades públicas, empresários do setor e representantes das companhias aéreas nacionais, além do ministro do Turismo, Celso Sabino. “Nós fizemos o desafio para as companhias aéreas, realizamos várias reuniões com o corpo técnico de cada companhia, junto ao corpo técnico do Ministério do Turismo e do Ministério de Portos e Aeroportos, e conseguimos hoje entregar um cardápio de novos voos. Isso vai permitir que, durante a COP, o Aeroporto de Belém tenha condições de receber, apenas pelas três principais companhias do país — Latam, Gol e Azul — mais de 246 mil passageiros”, afirmou Sabino.

O ministro explicou que, já a partir de agosto, a cidade passa a receber o incremento nos trechos, e que a perspectiva é atingir a nova marca não apenas durante a conferência, mas também a partir do início do segundo semestre — quando outros eventos internacionais e o Círio serão realizados. “A gente tem uma experiência positiva com companhias aéreas que lançaram voos experimentais para Belém, ou voos de temporada, que acabaram se consolidando. E muitas vezes essas frequências semanais são ampliadas”, ressaltou o ministro — que citou, como exemplo, a ampliação dos voos diretos para Lisboa e Miami, e disse já haver tratativas para a implementação de um voo direto para Lima.

COP-30 em Belém

Durante o discurso, Sabino reafirmou que a COP-30 será realizada integralmente em Belém e que a cidade superará os desafios de sediar a conferência. “Grandes veículos de comunicação nacionais trabalharam para tentar levar um pedaço para o Rio de Janeiro, outro para São Paulo, mas a decisão foi firme. O presidente Lula abraçou Belém, abraçou o Pará, e a COP vai ser 100% em Belém. E vai ser um grande evento, a melhor COP que já aconteceu até hoje”, completou.

A representante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Ana Maria Motta, falou em nome da Gol, Latam e Azul no evento, e afirmou que as companhias não estão medindo esforços para colaborar com a realização da COP no Pará. “Temos certeza de que a COP aqui no Pará será um marco extraordinário em relação às demais COPs já realizadas no mundo. Desejamos todo o sucesso ao Ministério do Turismo, ao Governo do Estado do Pará e à cidade de Belém, que vai sediar uma COP ímpar”, declarou. Segundo a Associação, o aumento de assentos domésticos será 23% maior em comparação com novembro do ano passado. O número de voos passará de 1.174 (nov/24) para 1.400 (nov/25).

Impacto do Turismo e Investimentos

Candyce Rocha, assessora da Secretaria Extraordinária da COP-30 da Casa Civil do Governo Federal, elogiou os investimentos públicos que vêm transformando a realidade de Belém e parabenizou o Ministério do Turismo por potencializar a atratividade da cidade para o mundo. “A gente vê esse crescimento do turismo tão merecido da nossa cidade de Belém, que tem tanto a oferecer para quem vem de fora — com nossa gastronomia, nossa cultura — e nós, paraenses, somos orgulhosos dessa identidade. O Ministério do Turismo, com um paraense à frente, orgulhoso da nossa cultura, só faz crescer e mostrar isso não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro”, pontuou.